Manhuaçu: Prefeitura realiza obras na taquara preta

taquarapreta2 taquarapretaUma frente de trabalho da Secretaria de Obras está atuando na Comunidade da Taquara Preta, zona rural de Manhuaçu. Na localidade, estão sendo realizadas várias intervenções que vão garantir melhor acesso aos moradores da região.

O primeiro trabalho realizado foi a construção de caixas de contenção, que deu resultado nas últimas chuvas. Esse tipo de mecanismo construído em grande escala às margens das estradas rurais do município tem garantido a retenção da enxurrada, o que assegura a manutenção das vias.

Outras obras importantes foram a limpeza, patrolamento das estradas e, por último, a construção de redes pluviais, que garantem a canalização de alguns córregos e vazões que prejudicavam o acesso dos moradores. Um desses pontos onde foi necessário manilhamento é na parte alta da comunidade, onde reside o agricultor Antônio Nonato da Silva. “O que está sendo feito aqui na nossa comunidade é muito importante para todos os moradores. Esse local que moramos era esquecido por estar distante. Graças a Deus, com o apoio da nossa Associação de Agricultores Familiares e o trabalho da Prefeitura, nosso povo foi lembrado” – comemorou o agricultor. Também residente na localidade o agricultor Carmindo Sebastião Muniz, que falou sobre o beneficiado das obras. Ele é um dos moradores mais antigos na Taquara Preta. “Eu achei que nunca mais veria nossas estradas boas assim. Essas manilhas que foram colocadas em alguns pontos da estrada também resolveram um problemão, porque a água alagava os lugares por onde ela passava e ficava difícil até de trazer nossas compras da rua” – afirmou.

Todas as obras realizadas no Córrego Taquara Preta foram acompanhados de perto por moradores e alguns deles colaboraram com a mão de obra. As benfeitorias chegaram à comunidade por meio da parceria do Governo de Manhuaçu com a Associação dos Agricultores Familiares Novo Horizonte Taquara Preta. A presidente da entidade, Deise Dias, que também é membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, falou sobre essa parceria. “A gente só tem que agradecer porque essas obras chegaram na hora certa. Para ter uma ideia, duas linhas de ônibus escolar transitam pelas nossas estradas sem o menor problema. Além disso, tem as caixas de contenção que seguram a água das chuvas por aqui mesmo. Com essa escassez de água, temos que economizar e se possível reaproveitar o máximo que a gente puder. Por aqui procuramos preservar nossas nascentes, mas sabemos também que nem na zona rural estamos livres do problema de falta d’água. Por isso acreditamos que as caixas de contenção serão nossas aliadas, reservando essa água pra gente. A nossa comunidade é consciente e por isso é parceira do meio ambiente e das boas ações do poder público” – concluiu Deise Dias.

O Córrego Taquara Preta, como a maioria dos distritos e comunidades de Manhuaçu, é de grandes dimensões. Por esta razão os trabalhos de recuperação de estradas, manilhamento e construção de caixas de contenção permanecem até que toda a comunidade seja atendida.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *