Manhuaçu: Procon funciona em nova sala no centro

procon2 procon1A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor, mais conhecida como PROCON de Manhuaçu, agora está em novas instalações, com melhor visibilidade, acessibilidade para todos, inclusive para portadores de deficiência física, e oferecendo mais conforto em amplas e confortáveis salas. Mantido pelo Governo de Manhuaçu, o órgão está instalado na Praça Cinco de Novembro, 339, agora na sala 103, no térreo do Edifício Expansão Cultural.

Instalado anteriormente no quarto andar do mesmo prédio, o novo local, segundo o atendente do PROCON, Giusélio Teófilo Albuquerque, era uma reivindicação antiga dos usuários e também da Promotoria de Justiça. “Quando chegava algum deficiente buscando atendimento a gente tinha que descer para fazer o atendimento de forma improvisada e isso era um problema” – destacou.

O atendimento no novo local começou a ser feito na última semana. O espaço oferece salas amplas e confortáveis para atendimento individualizado. São duas para atendimento, uma para audiência de conciliação, uma para arquivo e ainda sala de espera para as pessoas. Quatro pessoas trabalham na prestação do serviço.

Demanda alta

O movimento no PROCON é considerado grande. Somando todos os atendimentos, incluindo orientações pelo telefone e internet, chegam a uma média de oitenta diários. Os atendimentos com negociação, buscando a resolução de problemas, chegam a uma média quarenta diariamente.

Apesar de ser municipal, o PROCON de Manhuaçu é o único em uma ampla região que coloca o órgão de defesa do consumidor como referência para os moradores de todos os municípios vizinhos. “Quando não são casos que dependem de encaminhamento para a Justiça a gente tenta resolver porque muitas pessoas não têm a quem recorrer em situações que a gente consegue resolver aqui com um simples telefonema” – lembrou.

A maior parte das reclamações, 90% delas, são resolvidas por meio de contatos telefônicos com as empresas envolvidas que fazem acordo. Quando existe a necessidade de acionamento da Justiça é montado o processo com todas as informações e tentativas de negociações envolvendo as partes. Os documentos são encaminhados tudo para o Juizado de Pequenas Causas. Atendente e integrante do setor administrativo do PROCON, Shirlei Miranda, destaca que em média, 95% dos atendimentos feitos tem uma solução para o cliente no próprio local. Poucos casos são encaminhados para a Justiça.

O horário de funcionamento do PROCON Manhuaçu é de 07 às 18h00, de segunda à sexta-feira. No entanto, o atendimento ao público ocorre  no período da tarde, entre 12 e 18h00. O período da manhã é reservado para reuniões, montagens de processos e audiências. O telefone é o (33) 3331-3940.

 Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *