Evangelho do dia (Mc 12,13-17)

Anúncio Site Belles Stúdio Pilates 130X680Então, mandaram alguns fariseus e partidários de Herodes, para apanhar Jesus em alguma palavra. Logo que chegaram, disseram-lhe: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e não te deixas influenciar por ninguém. Tu não olhas a aparência das pessoas, mas ensinas segundo a verdade o caminho de Deus. Dize-nos: é permitido ou não pagar imposto a César? Devemos dá-lo ou não?”. Ele percebeu-lhes o fingimento e respondeu: “Por que me armais uma armadilha? Trazei-me a moeda do imposto para eu ver”. Trouxeram-lhe uma moeda. Ele perguntou: “De quem é esta figura e a inscrição?”. Responderam: “De César”. Então, Jesus disse: “Devolvei, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus”. E estavam extremamente admirados a respeito dele.

Comentário

Os adversários de Jesus sentem-se irritados com a parábola dos vinhateiros homicidas, pois reconhecem nela a sua própria maldade revelada. O desejo dos chefes do povo é prender Jesus, intento revelado já no início do evangelho (cf. Mc 3,6). Insistentemente, procuram armar uma armadilha para ter uma razão para prendê-lo e matá-lo. O que os fariseus e os herodianos que vão ter com Jesus dizem dele é verdade, mas não há sinceridade, pois não acreditam no que dizem, são hipócritas, fazem encenação, usam máscaras, dissimulam. À questão posta pela delegação, que tinha cunho político, Jesus responde com uma pergunta, esquema próprio dos diálogos didáticos: “De quem é esta imagem?”. Deus não está em concorrência com as coisas deste mundo: “dai a César o que é de César”. Nossa perícope fala de imagem e inscrição. Para a Bíblia o ser humano é imagem de Deus; a inscrição pode se referir à Lei inscrita no coração. Nesse sentido, o que é de Deus é o ser humano, portador da imagem de Deus e de sua Lei.

Pe. Carlos Alberto Contieri, sj – www.paulinas.org.br (Da página Comece o dia feliz)

ORAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.

Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.

Confiamos em vossa bondade e poder.

Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.

Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.

Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho, Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:

Nossas famílias, para que vivam em paz e harmonia;

Nossas casas, para que sejam iluminadas pela vossa presença.

Nossas alegrias, para que sejam santificadas pelo vosso amor.

Nossas preocupações, para que sejam acolhidas em vossa bondade;

Nossas doenças, para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;

Nossos trabalhos, para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.

Amém!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *