Manhuaçu: Estudantes de medicina visitam CAF e ESF

visita2 visita3 O CAF – Centro de Atenção à Família – no Bairro São Francisco (antigo Campo de Avião), recebeu esta semana a visita de alunos do primeiro período do curso de medicina da FACIG – Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu. A visita foi acompanhada pela coordenação da equipe de Estratégia de Saúde de Família – ESF Nossa Senhora Aparecida.

Implantado pelo Centro Espírita Manoel Henrique, o CAF tem como objetivo o apoio e acolhimento às famílias carentes, adolescentes e crianças, oferecendo todo tipo de serviço de assistência social, engajamento com a sociedade, valorização à pessoa, tratamento médico, clinico, odontológico, capilar e oficinas com várias atividades.

O presidente do CAF, Luiz Henrique Tomaz de Arruda Veraz, destaca que o trabalho é voluntário e envolve também a colaboração de diversos órgãos. Entre eles estão o Governo de Manhuaçu, por meio do CRAS, CREAS, CAPS AD, Conselho Tutelar, FUMAPH, CEM e FACIG.

Para manutenção dos trabalhos, além das parcerias a entidade recebe doações de pessoas físicas e jurídicas e ainda desenvolve projetos e realiza bazares. Os recursos ajudam na manutenção das despesas, na compra cestas básicas para as doações, aquisição de materiais médico e odontológico e das oficinas oferecidas.

Governo apoia iniciativas

O Centro de Atenção à Família atende, hoje, 165 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, em diversas oficinas. São atividades como a brinquedoteca, jiu-jítsu, desenho, violão, curso de confecção de boneca de pano, reforço escolar, artesanato, capoeira e educação física. São oferecidas também aulas de música envolvendo diversos instrumentos com a participação de quarenta alunos. As aulas são em parceria com o 11º Batalhão da Polícia Militar e o Rotary Clube. O serviço voluntário também proporciona atendimento odontológico e aulas de informática.

As crianças e adolescentes atendidas nas oficinas e atividades do CAF são cobradas em relação a assiduidade na escola regular. Os pais também são engajados nesse compromisso em relação às crianças e adolescentes. Além das oficinas, 74 famílias são atendidas pelo Centro com visitas regulares de acompanhamento nas residências e doações de alimentos, roupas, medicamentos e até pagamento de contas de luz, água ou aluguel, após um estudo da situação da pessoa.

O Governo de Manhuaçu apoia a iniciativa do CAF e mantem convênio oferecendo quatro professores para as oficinas. Um assistente social do município também apoia os trabalhos do CAF na comunidade e a equipe da Estratégia de Saúde da Família utiliza o espaço do Centro para os atendimentos, inclusive com o médico.

A professora do curso de medicina, Tatiana Vasquez Camila dos Santos, da disciplina Medicina Familiar Comunitária I, disse que a iniciativa visa inserir os futuros profissionais médicos nesse universo da atenção primária em saúde e o sistema de funcionamento do CAF representa bem esse conceito ampliado onde as demandas primárias e as dinâmicas da prevenção e promoção se apresentam de forma ampla.

“O objetivo é trazer os alunos para além muro da faculdade e apresentar essa realidade da prevenção da saúde no seu âmbito primário. É conhecer a realidade do ser humano além do consultório médico em sociedade ampla e diversificada” – lembrou. “Essa já é a segunda turma, são trinta alunos. A atividade já está sendo inserida como uma dinâmica específica da disciplina” – concluiu.

Atenção básica é porta de entrada

A enfermeira Sandra Rodrigues de Souza Barbosa, coordenadora do ESF Nossa Senhora Aparecida, que atende também o Bairro São Francisco, considera importante a visita dos estudantes. “A saúde da atenção básica é a porta de entrada para esses médicos futuramente e precisamos que eles sejam comprometidos” – comentou. “O paciente deve ser visto como um todo na realidade em que vive e não fragmentado” – concluiu Sandra Barbosa.

A unidade do ESF tem uma população de 4.262 pessoas, sendo 1.148 famílias nos dois bairros. Segundo Sandra, são 127 diabéticos, 457 hipertensos e 44 gestantes inscritas, fazendo o pré-natal. “Nós temos orgulho de falar que temos médico todos os dias na comunidade. Apesar de muita resistência por parte dos usuários que querem o remédio para combater a doença ,mas ainda resistem em evitar, querem a insulina mas não se preocupam com uma dieta” – comentou.

A unidade da ESF funciona em sede própria, instalada na Avenida 30 de março, sem número, no Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *