Manhuaçu: Educação reúne-se com pais de crianças com deficiência

reuniao-professores-2 reuniao-professoresA Secretaria de Educação de Manhuaçu dá os primeiros passos na busca pelo objetivo de fortalecer na rede de ensino municipal a inclusão de pessoas com deficiência. Ocorreu no fim da tarde da terça-feira, 13/05, na sede da secretaria, uma reunião com pais de crianças que possuem necessidades especiais. A finalidade foi a de estabelecer diálogo com as famílias dessas crianças no sentido de construir um aprendizado cada vez mais eficaz. Segundo a secretária Gelvânia Câmara, é fundamental que escola e família saibam distinguir quais são seus papéis nessa construção. A reunião contou com palestra do professor Fernando Portes, consultor em inclusão e acessibilidade.

“Esta reunião com os pais foi para que consigamos conhecer quais são as necessidades das famílias, das mães aqui presentes” – explica a secretária. O primeiro trabalho da secretaria, conforme relatou Gelvânia Câmara, foi o de efetuar uma triagem nas escolas junto a professores, pais, e levantando laudos médicos, para assim buscar formas de trabalho. “Essa reunião foi mais um passo de orientação aos pais sobre como proceder, porque é um trabalho que a escola não pode fazer sozinha. Agora daremos novos passos, que é buscar o professor de apoio e a legislação que nos embase, para que as crianças que têm essa necessidade possam estar amparadas” – continuou.

“Na verdade, pensar a inclusão sem pensar na parceria com família é inviável” – afirmou o professor Fernando Portes. “O nosso objetivo prioritário foi o de fazer esse ajuntamento para orientar a respeito da política organizacional da inclusão, que vai ser implantada, e orientar sobre os mecanismos de aprendizagem que os filhos podem ter e qual é a real contribuição da família nesse aprendizado” – acrescentou Portes. Ele defende que a educação especial só é consolidada quando há participação da família.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *