Lajinha: Cidade recebe etapa do projeto OAB vai à Escola

0ab-2 oab1Na manhã da terça-feira, 12/05, mais de 300 alunos do ensino médio da Escola Estadual Dr. Adalmário José dos Santos, em Lajinha, participaram de mais uma etapa do projeto “OAB vai à Escola”. A palestra foi proferida pelo presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos.

Além do presidente, compuseram a mesa de destaque o diretor da Escola Estadual Dr. Adalmário José dos Santos, Luiz Carlos Pereira; o conselheiro subseccional, Paulo de Almeida Amaral; o secretário da comissão de direito eleitoral da Subseção, Giovanni Sanglard Hermisdorff e os advogados Tatiane Alves Hott, Maria Hilda Cerqueira de Miranda, Sidney Hubner Franca Camargo, Sônia Maria Camargo Martins, Keila Azini Leite, Wagner de Freitas Hott, Rodolfo de Abreu Alves, Paolla de Sousa Debossam, Juliana Silva Oliveira Trindade, Érica Aparecida de Assis, Maria Ambrósio Alvim, Francisco Manoel Genelhu, Rafael Starling de Freitas Santos, Gustavo Ambrósio Teixeira e Rommel Camargo Leitão Martins.

De acordo com o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, o desafio principal do projeto “OAB vai à Escola” é fazer despertar em cada jovem estudante a visão crítica-reflexiva sobre a sociedade onde ele vive. “Com certeza, este projeto social ao abordar temas como bullying, desigualdade social, uso e tráfico de drogas, violência entre os jovens e a guerra silenciosa existente em nosso país, responsável pela morte não natural e violenta de milhares de pessoas, permite que estimulemos uma perspectiva crítico-reflexiva que forneça aos educadores os meios necessários à formação de pensamentos que facilitem as dinâmicas de autoformação participada com os alunos. Hoje é impossível imaginar um ensino que seja estático, que não busque a interlocução com os jovens, alheio às constantes transformações que a nossa sociedade tem passado. Precisamos discutir com os jovens que os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos”, citou.

Alex Barbosa de Matos ressaltou também que “o projeto OAB vai à Escola desperta em nós, advogados e advogadas que participamos do projeto, o sentimento de que podemos fazer muito mais pela sociedade onde vivemos. A iniciativa da OAB Manhuaçu revela o compromisso de nossa instituição com os jovens e a família. Que Deus continue abençoando este projeto social”, concluiu.

Ao final, Alex Barbosa de Matos agradeceu a forma carinhosa com que os advogados foram recebidos pela direção da escola, professores e alunos.

Já o conselheiro subseccional da OAB Manhuaçu, Paulo de Almeida Amaral, ressaltou a importância do projeto em levar cidadania e informações pertinentes ao dia-a-dia dos alunos. “A OAB é muito mais que apenas uma entidade de classe. Somos defensores da Justiça, mas também da cidadania. Este projeto é magnífico. Estou muito feliz em poder participar desta etapa, principalmente porque desta forma, além de contribuirmos com a formação destes jovens, podemos interagir melhor com nossos colegas de profissão. E esta tem sido a máxima na gestão do nosso atual presidente Alex. Aliás, posso dizer que devemos dividir a história da nossa Subseção em antes e depois desta atual gestão. Só temos a agradecer pela presteza e trabalho do meu amigo Alex Barbosa de Matos. Esse, sim, é um presidente que esperamos afrente de uma entidade como a OAB”, comemorou.

O diretor da Escola Estadual Dr. Adalmário José dos Santos, Luiz Carlos Pereira, agradeceu a presença dos advogados no educandário e afirmou que o projeto reforça o discurso que já vem sendo implementado junto aos alunos. “A avaliação que fazemos deste projeto é muito positiva. Estamos em constante diálogo com os nossos jovens para que eles possam, de fato, participar mais da sociedade a qual eles fazem parte. Infelizmente, somente a escola não consegue alcançar a escolarização adequada para a formação de um cidadão. Somos carentes de informações vindas de outras entidades, como a OAB, e foi exatamente isto que tivemos na manhã de hoje. Parabéns a todos, em especial ao presidente Alex Barbosa de Matos, por ter trazido esta etapa do projeto a Lajinha. Estamos de portas abertas para futuros programas de inclusão social da Ordem”.

Alunos destacam importância do projeto

Quatro alunas do ensino médio da Escola Estadual Adalmário José dos Santos conversaram com a Assessoria de Comunicação da OAB Manhuaçu. Segundo elas, a palestra foi muito produtiva e importante a formação dos alunos. “Tivemos a oportunidade de ouvir pessoas que nos mostraram assuntos que não sabíamos. Não temos conhecimento de direitos e deveres, daí a importância deste momento. Pena que nem todo mundo levou a palestra a sério”, comentou, Eduarda Fonseca.

Já a aluna Érika Drummond elogiou a iniciativa da OAB Manhuaçu. “A palestra proferida hoje foi de suma importância para nós, alunos do Ensino Médio. O que mais me chamou a atenção foram os temas ligados à redução da maioridade penal. Isso vai atingir diretamente a todos nós. Muitos jovens acham que podem fazer tudo, pois pensam que não irão sofrer as consequências, mas isso não é verdade. Devemos mesmo é buscar conhecimento e estudar para sermos o melhor lá na frente”.

A aluna Ana Paula Freza endossou a fala dos colegas. Para ela, a abordagem à redução da maioridade penal foi a parte mais importante e interessante. “Este tema está em evidência na sociedade e somos os maiores responsáveis por ele. Com certeza, a redução da maioridade penal vai atingir todos nós. Enquanto jovens, precisamos buscar mais informações a esse respeito e participar mais das discussões”.

A aluna Maria Eduarda Godinho também achou o momento muito produtivo. “A palestra da OAB Manhuaçu foi de suma importância, pois nos chamou a atenção para a necessidade de estudarmos ainda mais. Além disso, citou que temos direitos e deveres. Aqui na escola, muita gente ouviu e já deveria ter ouvido antes. Muitos não levam a sério a vida na escola e depois irão se lamentar no futuro”.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *