Vida e Saúde: Reeducação alimentar começa dentro de casa

camila-nutricionista-multimed

Camila Freitas (nutricionista)

Muitos não gostam da palavra reeducação. Mas quando o assunto é ensinar para as crianças que uma alimentação saudável e balanceada pode e deve ser gostosa, não existe termo melhor no dicionário. Reeducar significa aprender de novo, trocar o errado pelo certo, e levar essa experiência pela vida toda.

Uma criança é um ser em crescimento, portanto nada de dietas, regimes ou planos alimentares complicados. Essa prática pode comprometer a estatura final e a saúde como um todo. Costumamos dizer que, para as crianças controlarem o peso, não existem alimentos proibidos, mas sim quantidades que devem ser combinadas.

Estudos recentes mostram que crianças e adolescentes que no presente faz uma dieta muito restritiva estão em risco de desenvolver obesidade ou outro transtorno alimentar no futuro.

Outra questão é o uso dos alimentos para lidar com as emoções. Desde a mais tenra idade aprendemos que, pela boca, conseguimos uma posição de calma e relaxamento. Para exemplificar, basta lembrar de um bebê que para de chorar quando recebe uma mamadeira ou uma chupeta. Assim, quem nunca chegou em casa num final de tarde, sentiu uma vontade de comer uma coisa que não sabia bem o que era e acabou assaltando a geladeira?

Tentar completar vazios interiores com comida é péssima idéia, o melhor é substituir esse hábito por uma boa conversa, atividades físicas, boas leituras e até mesmo uma boa ducha, isso irá relaxar muito mais, além de ser mais saudável.

A educação começa dentro do próprio lar, os jovens prestam mais atenção nos atos do que nas palavras; crianças que desde bebês são acostumadas a ver pela casa sucos naturais, frutas, verduras, água e pais não sedentários vão ter muito mais facilidade em desenvolver um estilo de vida adequado. Assim, aleitamento materno exclusivo, alimentação variada, colorida, balanceada, obedecendo à pirâmide dos alimentos, é a estratégia mais segura para ensinar aos nossos filhos hábitos alimentares saudáveis.

Criança que desde nova começa a ter uma disciplina alimentar e é conscientizada pelos pais, se tornara no futuro um adulto saudável e feliz!!!

Como você tem visto a alimentação do seu filho? Como esta à alimentação da sua casa?

Reflita um pouco sobre essa questão e lembre-se que você, pai, é fundamental na alimentação de seu filho!!!!

Camila Aparecida de Freitas Soares (Nutricionista)

CRN9 15038/P

(033) 8817-9368 / (033) 8403-6420

camilafreitas7@hotmail.com

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *