Abre Campo: Cidade recebe projeto “OAB vai à Escola”

oab2 oab1Na manhã da quinta-feira, 07/05, mais de 300 alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio da Escola Estadual Abre Campo participaram de etapa especial do projeto “OAB vai à Escola”.

Compuseram a mesa de destaque o presidente da OAB Abre Campo, Jesus José de Miranda; o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos; o presidente da comissão de defesa dos direitos da criança, adolescente e idoso da 54ª Subseção da OAB/MG, Wagner Alves Caldeira;

a vice-diretora da Escola Estadual Abre Campo, Gheysa Laignier do Vale Felício; as advogadas Tatiane Alves Hott e Amanda Correia Pinto Braga; além de Elizia Vieira Martins Ferreira, representando a Secretaria Municipal de Educação; professor da Escola Estadual Abre Campo, José Cláudio Chaves Brandão; conselheira tutelar, Sueli Pereira Gomes Bernardino; padre Eliseu Donizete de Paiva Gomes; e o comandante do Pelotão de Polícia Militar de Abre Campo, tenente João Batista.

De acordo com o presidente da OAB Abre Campo, Jesus José de Miranda, “é com muita alegria e satisfação que recebemos nossos amigos de Manhuaçu para esta edição especial do projeto OAB vai à Escola na nossa cidade. O presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, tem sido um verdadeiro guardião das prerrogativas do advogado, mas não deixa de fazer algo no campo social. Com toda certeza, os alunos que participaram desta etapa saíram daqui com um novo jeito de pensar e refletir sobre o que querem para o futuro. Abre Campo precisa de ações como esta e estamos à disposição para dar continuidade a este brilhante projeto, idealizado pelo presidente Alex Barbosa”.

Segundo o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, “a diretoria da 54ª Subseção da OAB/MG sente-se profundamente honrada em realizar esta etapa especial do projeto OAB vai à Escola em Abre Campo. Isto porque o convite do presidente Jesus Miranda para que estivéssemos aqui hoje demonstra que a nossa iniciativa tem alterado a forma de pensar e de lidar com assuntos que dizem respeito diretamente aos jovens. Com certeza, estamos no caminho certo quando apostamos na formação cidadã dos jovens estudantes. Esta alegria eu compartilho com todos os colegas inscritos em nossa Subseção, em especial, com aqueles que participaram e participam das várias etapas realizadas. Agradeço imensamente ao presidente Jesus por este momento. Além disso, a nossa intenção com este projeto é complementar o heróico trabalho realizado pelos diretores, professores, educadores e especialistas de cada uma das escolas visitadas”.

Para a advogada Amanda Correia Pinto Fraga o projeto leva noções de direitos e deveres para os jovens, que devem ser desafiados quanto o que querem para o futuro. “Este é o desafio que deixamos para eles. Os adolescentes precisam pensar sobre questões como o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente. Esses alunos já fazem parte da sociedade e precisam se inteirar mais sobre os assuntos que norteiam a nossa caminhada diária”.

Entidades amigas dos jovens

De acordo com a vice-diretora da Escola Estadual Abre Campo, Gheysa Laignier do Vale Felício, o projeto reforça o discurso que já vem sendo implementado no educandário. “Mantemos diálogo com nossos alunos, pois é dessa forma que devemos estreitar os laços. Ora brigamos, ora tratamos com carinho. Mas todas as ações são realizadas pensando no bem estar deles. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer e parabenizar a OAB Manhuaçu, através do presidente Alex Barbosa de Matos pela iniciativa. O projeto deve continuar sendo apresentado em demais escolas, falando com o nosso jovem. Importante também, pois quebra mitos, fala de leis e assuntos atuais, que norteiam a vida desses adolescentes. Estão todos de parabéns por este projeto”.

Levando a palavra de Deus para os jovens, padre Eliseu lembrou que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a OAB são parceiras de longa data em questões que envolvem o lado social. “As duas entidades têm se apoiado muito há bastante tempo e dessa vez não é diferente. São duas instituições muito respeitadas e devem transcender as ações meramente internas para também contribuir com o lado humano. Esse projeto apresentado na manhã de hoje leva cidadania e reforça a família como modelo de sociedade ideal. Devemos valorizar esta ação e disseminar a ideia em Abre Campo contando, sempre, com o apoio de demais segmentos.

Para a representante da Secretaria Municipal de Educação de Abre Campo, Elizia Vieira Martins Ferreira, “o projeto foi muito pertinente no nosso município. Estávamos precisando de uma palestra como esta, pois temos muitos jovens carentes aqui. O município sozinho não consegue suprir toda demanda em educação, cultura, entretenimento, etc. Precisamos contar com o apoio de outras entidades na questão social para que possamos, juntos, buscar soluções para os problemas que envolvem o jovem”.

A conselheira tutelar, Sueli Pereira Gomes Bernardino, reiterou as palavras de Elizia e lembrou que o Conselho Tutelar tem feito trabalho junto às escolas no intuito de minimizar os impactos causados por essa carência em aproximação com demais entidades sociais. “Mesmo nos esforçando muito, e temos convicção de que o trabalho que vem sendo feito por nós melhorou muito, ainda sabemos que é pouco. Quando podemos contar com o apoio de uma entidade como a OAB, isso nos dá mais força para continuar nessa árdua missão”.

O comandante do Pelotão de Polícia Militar de Abre Campo, tenente João Batista, elogiou o projeto e afirmou que “a comunidade da nossa cidade é carente de informações e precisa da união de esforços de outras entidades para que possamos consolidar uma verdadeira corrente. A vinda dos advogados nesta manhã foi muito produtiva. Parabéns à OAB Manhuaçu e OAB Abre Campo por esta iniciativa. Esperamos que a ideia se perpetue para outras escolas do nosso município”.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *