Manhuaçu: Palestra aborda controle de custos

Reunião mensal realizada na segunda-feira, 04/05, pelo CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – debateu a importância da realização de levantamento de custos para melhor controle de gastos com o cultivo e colheita do café pelo produtor rural. O encontro, no auditório da Câmara de Vereadores, contou com a participação de um grande número de pessoas, em sua maioria produtores rurais.

O CMDRS é um órgão representativo das comunidades rurais do município, presidido por Daniel Corsetti Dutra. Também faz parte do conselho a secretaria de Agricultura, representando o Governo de Manhuaçu. Formado por várias comissões setoriais como saúde, estradas e lixo, o conselho debate nos encontros as prioridades que são levantadas pelos seus integrantes.

Controle de custos

Segundo o secretário de Agricultura, Sandro Tavares, durante o encontro desta segunda-feira os participantes acompanharam a palestra sobre custos de produção, feita pelo engenheiro agrônomo Sérgio D’alessandro.

Quanto custa produzir uma saca de café? Segundo o secretário Sandro Tavares o que pesa mais, principalmente em função da topografia do município, é a mão de obra. Os números indicam que a colheita e pós colheita levam de 50 a 60 por cento do valor do custo de uma saca de café e isso é um problema sério na região devido à falta de possibilidade de mecanização. “No caso dos pequenos produtores, como eles mesmo fazem o trabalho de colheita esse valor não está agregado nos custos da produção e isso pode significar um prejuízo no balanço final” – comentou.

Sandro Tavares considerou importante e oportuna a discussão já que está chegando ao período de colheita do café. “A palestra foi esclarecedora para que o produtor possa se organizar melhor, fazer seu custo de produção adequadamente para saber onde precisa investir, diminuir custo e realmente possa ter lucro na sua lavoura” – destacou. “Saber onde tem que cortar, onde precisa investir e a hora de renovar a lavoura são necessidades essenciais para o controle e planejamento” – finalizou o secretário Sandro Tavares.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *