Manhuaçu: Colégio Tiradentes recebe “OAB vai à Escola”

oab-2 oab-1Na manhã da terça-feira, 05/05, mais de 300 alunos do ensino médio do Colégio Tiradentes, em Manhuaçu, participaram de mais uma etapa do projeto “OAB vai à Escola”. A palestra foi proferida pelo presidente da comissão de defesa dos direitos da criança, adolescente e idoso da 54ª Subseção da OAB/MG, Wagner Alves Caldeira.

Além do palestrante, compuseram a mesa de destaque o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos; a diretora do Colégio Tiradentes, Valéria de Aquino Xavier; o coordenador administrativo do Colégio Tiradentes, tenente-coronel Rubens, os advogados Joãonay Pimentel, Tatiane Alves Hott, Laura Braga Poubel, Michelle Duarte Pimentel, Carolina Pinel Alves Costa, Richard Pereira Guimarães, Moacir de Paula Guerra Filho, Anízio Gomes de Souza, Yuri Leonardo Daher Carvalho Gantus, além do vereador Cabo Anízio.

De acordo com o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, o desafio principal do projeto “OAB vai à Escola” é fazer despertar em cada jovem estudante a visão crítica-reflexiva sobre a sociedade onde ele vive. “Com certeza, este projeto social ao abordar temas como bullying, desigualdade social, uso e tráfico de drogas, violência entre os jovens e a guerra silenciosa existente em nosso país, responsável pela morte não natural e violenta de milhares de pessoas, permite que estimulemos uma perspectiva crítico-reflexiva que forneça aos educadores os meios necessários à formação de pensamentos que facilitem as dinâmicas de autoformação participada com os alunos. Hoje é impossível imaginar um ensino que seja estático, que não busque a interlocução com os jovens, alheio às constantes transformações que a nossa sociedade tem passado. Precisamos discutir com os jovens que os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos”, citou.

Alex Barbosa de Matos ressaltou também que “o projeto OAB vai à Escola desperta em nós, advogados e advogadas que participamos do projeto, o sentimento de que podemos fazer muito mais pela sociedade onde vivemos. A iniciativa da OAB Manhuaçu revela o compromisso de nossa instituição com os jovens e a família. Que Deus continue abençoando este projeto social”, concluiu.

Ao final, Alex Barbosa de Matos agradeceu a forma carinhosa com que os advogados foram recebidos pela direção da escola, professores e alunos.

Advogados contribuem com o projeto

A participação da advocacia em eventos sociais e de valorização da própria classe tem sido importante para o fortalecimento do elo entre os advogados e demais instituições jurídicas. No campo social, a mobilização dos colegas não tem sido diferente. A cada etapa, mais e mais advogados participam das palestras, dando contribuição para a formação dos adolescentes.

Em breve pronunciamento, o vice-presidente da comissão de promoção da igualdade racial da Subseção, Anízio Gomes de Souza, citou a vida de Jesus Cristo para incentivar os jovens a se tornarem cidadãos que possam fazer a diferença na sociedade. “Temos acompanhado a evolução da sociedade da liberdade, mas não percebemos que eles estão interessados em contribuir com a sociedade em que vivem, muito menos resolver os conflitos. Muitos adolescentes criam práticas de comportamento muito desligados de exemplos a serem seguidos. Nem mesmo a política contribuiu para tal. Citei a vida de Jesus Cristo, pois em 33 anos ele deixou o maior legado que a história da humanidade presenciou. Devemos buscar ser como ele e fazer a diferença onde vivemos”.

A advogada Michelle Duarte Pimentel participou pela primeira vez do projeto. Ela elogiou a iniciativa e agradeceu a oportunidade de poder voltar ao Colégio, desta vez podendo contribuir para a formação dos alunos. “Minha formação escolar passou pelo Tiradentes e nada mais justo do que poder retornar aqui para devolver um pouco do que aprendi. Todos os advogados que participaram desta etapa do projeto contribuíram de alguma forma. De tempos em tempos, o jovem precisa de um choque de realidade para sair da zona de conforto. Esperamos que eles tenham absolvido bastante o conteúdo das palestras”.

O advogado Moacir de Paula Guerra também participou pela primeira vez do projeto. Ele considerou a atitude muito salutar. “Hoje percebemos que no meio jurídico muitos adultos passam por situações que poderiam ser evitadas se tivessem informação. Este momento proporcionado pela OAB Manhuaçu pode facilitar o entendimento destes jovens no futuro. Aproveitando a oportunidade, peço aos adolescentes que, primeiramente, respeitem os pais, que são os nossos primeiros educadores. Depois os professores e as nossas leis e autoridades. Tudo começa pelo respeito”.

Discurso em sintonia com a escola

Para a diretora do Colégio Tiradentes, Valéria de Aquino Xavier, a avaliação da palestra é muito positiva. “Primeiramente, quero agradecer e parabenizar a OAB Manhuaçu, através do presidente Alex Barbosa, pela iniciativa. O projeto deve continuar sendo apresentado em demais escolas, falando com o nosso jovem. Importante também, pois quebra mitos, fala de leis e assuntos atuais, que norteiam a vida desses adolescentes. Estão todos de parabéns por este projeto”.

O coordenador administrativo do Colégio Tiradentes, tenente-coronel Rubens, também elogiou a iniciativa e parabenizou a OAB Manhuaçu pelo projeto. “Esses jovens estão na iminência de deixar a escola para tomar novos rumos no futuro. O contato com entidades como a Ordem os ajuda a tomar decisões sobre possíveis profissões que irão seguir, além de esclarecimentos que fazem parte do dia-a-dia deles, o que desperta inteiro interesse dos alunos”.

Alunos agradecem

Representando os alunos do ensino médio do Colégio Tiradentes, os alunos Iago Gomes Ramos e Samara Mendonça Rodrigues elogiaram a iniciativa da OAB Manhuaçu e afirmaram que a palestra foi de suma importância, já que abordou temas de grande relevância para o seu dia-a-dia.

“Além de apresentar noções de Direito e, principalmente, de Advocacia, a OAB Manhuaçu nos mostrou um pouco mais de leis que norteiam o nosso cotidiano. É muito importante que tenhamos contato com este tipo de conhecimento, já que estamos formando a nossa personalidade. Dos assuntos que foram debatidos aqui hoje, destaco a maioridade penal. Mesmo sendo a favor, ou seja, contrária à ideia da OAB, acredito que eles apresentaram argumentos interessantes que podem embasar o pensamento de muitas pessoas”, comentou Iago.

Já a aluna Samara afirma que quer fazer Direito. Por isso, gostou muito do conteúdo abordado dentro do projeto. “Os assuntos são extremamente importantes para nós. Quero cursar Direito quando chegar a minha vez. Dentre todos os assuntos, o que mais me chamou a atenção foi a abordagem com relação a internet. Gastamos muito tempo em redes sociais, por exemplo, e não sabemos aproveitar as oportunidades que nos são apresentadas pela tecnologia. A exposição na internet também nos fez refletir sobre algumas ações que realizamos, mas que não deveríamos”, concluiu.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *