Manhuaçu: Conselho Tutelar abre inscrições para conselheiros

Pela primeira vez as eleições para conselhos tutelares de todo Brasil serão unificadas. O processo eleitoral acontece no dia quatro de outubro e os novos conselheiros tomam posse no dia dez de janeiro de 2016, para o quadriênio 2016/2019. Em Manhuaçu, as inscrições estão abertas até o dia treze de maio, são cinco vagas para conselheiros e cinco para suplentes, o salário é de R$1.000,78. Para se inscrever é necessário ser munícipe, residente há no mínimo dois anos, ter idade igual ou superior a 21 anos e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. O candidato também não pode ter sido condenado com sentença transitória ou julgado, e precisa ter concluído o ensino médio.

O presidente do CMDDCA – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vagner Caldeiras explica como é o processo de seleção. “O processo de escolha que começa coma inscrição do candidato não tem nenhuma ingerência pelo poder público municipal. Ele é todo feito pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente que é um órgão paritário, composto metade por representantes da sociedade civil e metade Governo e com a fiscalização efetiva do Ministério Público”.

Na eleição, que acontece em outubro, toda população pode votar. Mas antes os candidatos passam por prova escrita no dia doze de julho e no dia dezesseis acontece a avaliação psicológica. Os aprovados nas duas fases seguem para um curso de qualificação que prepara os candidatos.

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *