Vida e Saúde: Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira

Com o slogan “Não deixe a gripe te pegar, eu não deixo a gripe me pegar” começa na segunda-feira, 4 de maio, a 17ª campanha de vacinação contra a gripe. O Ministério da Saúde vacinará por meio das equipes de saúde dos municípios grupos de alto risco para as complicações da infecção viral. A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas.

A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação. A campanha anual, realizada desde 1999, entre os meses de abril e maio, vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

Em 2015, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lança a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período 04 de maio a 22 de maio, sendo 09 de maio, sábado, o dia de mobilização nacional, com as unidades de saúde atendendo de 8 às 17 horas.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (a apresentação de prescrição médica será obrigatória para o grupo de comorbidades durante a campanha), a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A meta estabelecida de cobertura vacinal é de 80% da população alvo.

Luiz Nascimento

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *