Manhuaçu: Cerca de 18 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe

gripe-coordenadora-cristina-caldeia

Cristina Caldeira, diretora de Vigilância em Saúde de Manhuaçu

gripe-cartaz-campanha Começa na segunda-feira, 04/05, a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra influenza. Em Manhuaçu, segundo a Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e Coordenação da Atenção Básica, a distribuição das doses prossegue até o dia 22 de maio.

Além da vacinação nos postos, durante a semana, haverá um dia especial de mobilização, o chamado dia “D” contra a influenza, que está agendado para o sábado, 09/05, quando todas as unidades de saúde estarão atendendo de 8 às 17 horas.

Devem ser vacinados nesta campanha as pessoas com sessenta anos ou mais e ainda os trabalhadores de saúde, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Público alvo

Em Manhuaçu, o público alvo da campanha é de 18.824 pessoas, incluindo todas as faixas de vacinação. A expectativa é de uma cobertura vacinal superior a 80% da população alvo. No total, 26 salas de vacina de todas as unidade de saúde dos ESF – Estratégia de Saúde da Família – no município estarão atendendo durante a semana.

A diretora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Caldeira Duarte, lembra da importância da pessoa procurar a unidade mais próxima de casa, onde além da vacina, a visita vai possibilitar uma análise e até a atualização do cartão da pessoa.

Doença respiratória

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco, que são as crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com sessenta anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A vacina é a principal forma de prevenção.

A campanha anual, realizada desde 1999, entre os meses de abril e maio, contribui para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

Quem tiver qualquer dúvida em relação a campanha de vacinação deve procurar informações junto às unidades do ESF ou na diretoria de Vigilância em Saúde pelos telefones 3332-3544 ou 3332-3549, entre sete e dezessete horas.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *