Caratinga: PC desarticula quadrilha de roubo de cargas

A ‘Operação Carga Segura’ da Polícia Civil de Caratinga foi deflagrada na quinta-feira, 23/04, após investigações que já vinham ocorrendo há um ano. Oito pessoas suspeitas de integrarem uma organização criminosa de roubo e desvio de cargas na região foram presas. Durante entrevista coletiva, a Polícia Civil revelou detalhes de como funcionava o esquema de roubo e desvio de cargas.

“Essa quadrilha tinha vínculo direto com os assaltantes. Aí, esses assaltantes traziam a mercadoria, a carga roubada, para esses indivíduos, e eles faziam a revenda aqui em Caratinga e nas cidades vizinhas. Os assaltantes vinham com a carga roubada para Caratinga e essa carga roubada era negociada, normalmente, no valor da nota, e girava em torno de 50% a 60% do valor da nota. Isso foi confessado pelos próprios investigados. E, faziam a revenda também por um preço menor do que o valor de mercado. Eles serão indiciados pela receptação qualificada e também pelo crime de organização criminosa”, disse o delegado Almir Lugon.

A ‘Operação Carga Segura’ terminou com a prisão dos investigados Maicon Oberlan Macedo Delfino, José Oscar Delfino, o “Zé do Quito”, Rafles Rodrigues Neto, Rodrigo Martins da Silva, Rogério Alves Santos, Walace Olávio de Souza, o “Japão”, José Augusto Pereira Gomes e Paulo da Silva Vieira, o “Paulinho”. O valor de cargas roubadas apreendidas pela Polícia Civil no decorrer das investigações chegou a mais de meio milhão de reais.

Dos oito suspeitos, seis foram presos em Caratinga e dois em Santa Bárbara do Leste. Os investigados foram detidos após cumprimento de mandados de prisão preventiva e temporária, expedidos pela Justiça de Caratinga. O investigado Rafles é apontado pela Polícia Civil como “laranja” do grupo suspeito de roubo e desvio de cargas. Ele teria sido contratado para manter uma empresa de “fachada” com o objetivo de movimentar as mercadorias.

“O Rafles tem um vínculo de amizade com o Maicon, que é um dos integrantes da família, que participa dessa organização criminosa, e ele recebia um pagamento mensal para ter uma empresa de fachada. Essa empresa movimentava a mercadoria roubada. E, também, um dos caminhões que foi apreendido com mercadoria roubada estava no nome dessa empresa. E, nós conseguimos comprovar que na verdade o Rafles não é o verdadeiro proprietário dessa empresa. Ele é só um laranja para que se qualquer problema acontecesse, ele assumiria, como assumiu num primeiro momento a propriedade da carga”, explicou o delegado.

Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos e dois carros, uma Mitsubishi L200 e um Saveiro foram apreendidos. Dois investigados estão foragidos: Galbiner Macedo Delfino e Wilton Francis de Souza da Silva.

Em entrevista ao Super Canal, Alexsandro Victor de Almeida, advogado de defesa de Maicon e “Zé do Quito”, disse que não concorda com os mandados de prisão contra seus clientes e que vai tentar conseguir a liberdade deles. O inquérito policial instaurado pela Polícia Civil, que culminou com a prisão de oito pessoas, tem mais de seis volumes. E, a ‘Operação Carga Segura’ não se encerrou e deverá ter outros desdobramentos.

Do site www.tvsupercanal.com.br – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *