Manhuaçu: Farmácia do SUS altera distribuição de Omeprazol e Sinvastatina

flavioCom o objetivo de melhorar o atendimento a munícipes que fazem uso da farmácia do SUS – Sistema Único de Saúde, o Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde altera, a partir do mês de abril, a forma de distribuição de alguns medicamentos de grande procura. Os usuários de Omeprazol e da Sinvastatina deverão obtê-los, a partir desta data, por meio da Farmácia Popular. A mudança dinamiza o atendimento na farmácia central, na sede do SUS, diminuindo as filas e o tempo de espera, conforme explicou o farmacêutico Flávio Abreu.

“Temos trabalhado no sentido de oferecer o maior número de medicamentos possível à população e buscando um atendimento, acima de tudo, com conforto e segurança para os usuários” – afirmou o farmacêutico. Segundo ele, a farmácia central do SUS atende hoje uma média de 450 a 500 usuários por dia, entre pacientes da saúde mental, asma, rinite, osteoporose, Parkinson, dentre outros. “Baseado nesse universo de atendimento, nós resolvemos descentralizar a distribuição do Omeprazol e da Sinvastatina, já que esses dois medicamentos representam cerca de 40% da procura hoje” – continuou Abreu. “Nós vamos contar com a porta de entrada da Farmácia Popular, e a partir de primeiro de abril esses medicamentos serão distribuídos na própria unidade da Farmácia Popular”. Na Zona Rural, conforme ressaltou Flávio Abreu, o paciente deixará a receita na unidade de saúde, que encaminhará para a unidade da farmácia central em Realeza, onde serão confeccionados os pedidos. E após um prazo pré-determinado, o medicamento será entregue à unidade, e, por conseguinte, ao usuário.

Para a obtenção dos medicamentos Omeprazol e Sinvastatina, o usuário da Zona Urbana deve apresentar na unidade da Farmácia Popular a receita do SUS, documento de identificação e cartão do SUS. Também a partir de primeiro de abril, a prescrição passa a ter validade de 120 dias.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *