Manhuaçu: Autarquias e Secretaria de Obras se unem na limpeza de manancial

obras-limpeza-manancial-manhuacu obras-limpeza-manancial-manhuacu-2Equipes do SAMAL – Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana, SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Manhuaçu – e Secretaria Municipal de Obras, realizaram, recentemente, a limpeza da barragem de captação de água do Manhuaçuzinho. Os funcionários retiram uma vegetação que cresce na margem do córrego e impede a manutenção, preservação e limpeza da água. O diretor do SAAE, José Aguiar, explicou que a limpeza do local é uma necessidade e ao mesmo tempo uma obrigação da autarquia, visto que o córrego é uma das principais fontes de abastecimento de agua de Manhuaçu. “Estamos retirando a vegetação que encobria a área, atrapalhando a limpeza e o fluxo da água. Esta iniciativa colabora para o nosso trabalho fluir de forma mais ágil, permitindo a limpeza e o cuidado do manancial”.

José Aguiar acrescentou que a autarquia irá levantar recursos para realizar o cercamento da barragem. “Isto irá preservar ainda mais o manancial, que é uma importante fonte de abastecimento de água. Se não cuidarmos deste local, corremos o risco de ter uma redução na quantidade de água. O manancial possui um volume maior de água devido a intervenção realizada no ano passado, portanto devemos preservá-lo” – frisou.

“A parceria entre as autarquias e a Secretaria Municipal de Obras permite a ampliação e qualificação do serviço, visto que os envolvidos estão aptos a realizarem o serviço de manutenção do manancial” – disse o diretor do SAMAL, Kilder Perígolo. Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar a equipe do SAMAL, pelos serviços prestados tanto na limpeza do Rio Manhuaçu, como na retirada da vegetação no Manhuaçuzinho.

O secretário municipal de Obras, João Amâncio, também acompanhou os trabalhos. “Unificamos principalmente a Secretaria de Obras com as autarquias neste trabalho árdua de limpeza. Com a ajuda dos nossos funcionários o SAAE e o SAMAL realizaram o serviço com mais agilidade. Em um segundo momento, vamos realizar um trabalho educativo junto a outras secretarias para mobilizarmos a sociedade em prol da economia de água” – afirmou.

Preocupação com o desperdício de água

Para o Prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, o volume de água na captação do córrego Manhuaçuzinho tem sido preocupante, neste início de ano, e ele apela para a consciência das pessoas. “Não temos outra alternativa que não seja a conscientização sobre a economia de água, que cada consumidor se preocupe veementemente em aproveitar a água de forma correta. É inadmissível lavar calçada ou veículo com água tratada. É um momento muito sério e nós temos que tomar uma atitude contra o aproveitamento de maneira errada” – frisou.

Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Sandro Tavares, sua Secretaria pode contribuir na conscientização de produtores rurais quanto ao armazenamento adequado da água em suas propriedades. “Além disso, realizamos o trabalho com as caixas secas nas estradas que favorece a retenção da água e contribui para a preservação e uso correto da mesma. Também pretendemos implantar as caixas secas nas propriedades rurais, com o objetivo de auxiliar o trabalhador na conversação e uso adequado da água”.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Gelvania Câmara Marques, o trabalho em conjunto da Secretaria Municipal de Educação com escolas e creches podem resultar em medidas educativas que elevem o grau de conscientização dos adultos acerca dos cuidados e tratamento adequado da água. “Vamos realizar um trabalho em parceria com escolas e creches do município, por meio de campanhas, panfletagens nas reuniões de pais, passeatas, com a intenção de conscientizar as crianças sobre o uso correto da água. A criança é um multiplicador de informações, ou seja, tudo o que aprende na escola é transmitido as pessoas que convivem com ela. E queremos que as informações captadas pelas crianças, a respeito dos cuidados com a água, sejam repassadas as suas famílias. Está iniciativa acarretará em ações de conscientização em toda a sociedade”.

Com informações da Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – contato@manhuacunewws.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *