Vida e saúde: Pessoas submetidas à cirurgia bariátrica devem ir ao médico anualmente

Em operações rotineiras, através do acesso videolaparoscópico, os pacientes tem breve estada no hospital, em média de 36 a 48 horas. 

Após uma semana, os pacientes retornam ao consultório para avaliação médica e orientação para a progressão da dieta de líquida para pastosa. Após 30 a 40 dias, nova consulta médica e da nutricionista. Nesta fase, os pacientes em geral já estão em dieta geral, sólida.  

A monitorização laboratorial depende das doenças associadas à obesidade. Por exemplo, diabéticos usualmente tem o controle de sua doença relativamente rápido após as cirurgias, tem que ser vistos pela equipe médica com mais frequência para ajuste de doses de medicação e até suspensão dos mesmos. Já os que não tem doença associada, em geral são vistos quadrimestralmente (a cada quatro meses) nos primeiros 2 anos e depois semestralmente até o quinto ano e anualmente nos anos seguintes. São visitas rotineiras que são habituais para monitorização de exames clínicos e correção de qualquer eventual anormalidade. 

Como todo indivíduo em nosso planeta, os operados devem manter uma alimentação balanceada e atividades físicas. Esse padrão de estilo de vida saudável não é prerrogativa somente dos pacientes no pós-operatório de cirurgia bariátrica. 

E a cirurgia plástica? Estão indicadas, quando necessárias, após a estabilização do peso, que se dá entre 18 e 24 meses de pós operatório. 

E gravidez? A mulher operada, que não tem mais a obesidade, torna-se mais fértil. A gravidez em geral é mais tranquila e os bebês mais saudáveis e também tem a orientação de idealmente engravidar após a estabilização do peso. 

Em resumo, as operações bariátricas devolvem a saúde, auto-estima e longevidade aos obesos operados. Quando bem indicada, traz consigo incontáveis vantagens relativas à melhora da saúde dos submetidos às operações. 

www.minhavida.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *