Vida e Saúde: Motoristas profissionais terão que passar por exame toxicológico a partir de 30 de abril

caminhoneiro-abordagem-preventiva-caratinga caminhoneiro-abordagem-preventiva-caratinga-2A partir de 30 de abril, os motoristas profissionais que forem obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, serão obrigados a fazer o exame toxicológico.

A instrutora do Sest/ Senat de Caratinga (MG), Carla Patrícia, esclareceu que o exame toxicológico deverá ser feito em clínicas credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran. Para as análises laboratoriais toxicológicas, serão coletados materiais biológicos como fio de cabelo ou pelos, e unhas. O exame é capaz de identificar substâncias psicoativas usadas num período de até 90 dias.

De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, a obrigatoriedade do exame toxicológico prevê oferecer mais segurança no trânsito em relação ao transporte de cargas e de vidas. Segundo estudo da PRF, as principais ocorrências de acidentes envolvendo veículos grandes acontecem no período da noite e com condutores suspeitos de terem feito uso de algum tipo de substância psicoativa. O caminhoneiro Fernando Inácio, de 44 anos, concorda que a medida do Contran vai aumentar a segurança no trânsito.

Durante a blitz educativa, os motoristas também contaram com a aferição da pressão arterial em um estande montado pelo Sest/Senat. Na oportunidade, os policiais rodoviários federais também focaram na Lei Seca a fim de informar sobre as penalidades mais rígidas, caso o motorista seja flagrado dirigindo sob o efeito de álcool.

Com informações da TV Super Canal, de Caratinga – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *