Manhuaçu: Nailton Heringer participa de encontro regional de prefeitos

nailton-prefeitos-encontroO Prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, participou na tarde da terça-feira, 10/03, do 1º Encontro de prefeitos das Associações dos Municípios do Vale do Aço (AMVA) e Vertente Ocidental do Caparaó (AMOC), ocorrido no município de Entre Folhas (MG). O debate esteve em torno da crise financeira que afeta o país e, consequentemente, os municípios. Heringer esteve acompanhado do secretário municipal de Saúde, José Rafael Oliveira, e do presidente da Câmara Municipal de Manhuaçu, vereador Jorge Augusto Pereira.

O evento contou com palestras de Vivian Bellezia, representante da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Ângelo Roncalli representante da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e do ex-deputado e 1º suplente de Senador, Alexandre Silvério. Também esteve presente o subsecretário Estadual de Assuntos Municipais, Marco Antônio Viana Leite. Com o tema “Questionando o Brasil, esperando por Minas, pensando no município”, os palestrantes orientaram os prefeitos sobre possíveis formas de se enfrentar os desafios da atual conjuntura econômica brasileira.

Alexandre Silvério defendeu que a razão da crise que hoje vivem os municípios está no pacto federativo, que não ocorreu de forma efetiva. Resumidamente, a União retém a maior parte dos recursos, enquanto os municípios, que são a instância que deve responder de forma mais direta à população, ficaram com a menor parcela e, por consequência, é a parte mais afetada em uma situação de crise, quando verbas são cortadas e muitas estão atrasadas. Fazendo coro a Silvério, Vivian Bellezia acredita em uma crise sem precedentes. A representante da AMM diz que o município não é outra coisa senão pessoas, que precisam de saúde, educação, dentre outros, por isso os esforços da AMM em auxiliar os municípios na busca por saídas. Ângelo Roncalli, da CNM, defende que, em virtude da realidade financeira do país, manter o município minimamente em ordem já é um grande feito da administração. Roncalli conversou com os prefeitos presentes sobre as pautas do movimento municipalista, dentre elas, a busca por formas de se aumentar a receita do município. Marco Antônio Viana reconheceu a importância das associações de municípios e garantiu que o Governo do Estado dará toda a atenção a elas.

“Nenhum prefeito está aqui com desejo de ter dificuldade, mas temos enfrentado problemas sérios com nossas responsabilidades públicas” – disse o Prefeito Nailton Heringer. “A questão básica que eu sempre apontei é a do pacto federativo. Não pode 70% dos recursos ficar com a União, 20% com o Estado e só 10% com o município. Isso é uma perversidade. Dizer que nós não temos capacidade de gestão é uma falácia! Os prefeitos têm condições sim, o que nós não temos é o que gerir. Sem recursos é impossível” – indignou-se Heringer. “Agradeço muito pelo convite. É a possibilidade de começarmos aqui um processo de cobrança de revisões no Congresso Nacional em alguns programas e leis para dar condição àqueles que têm à sua frente todos os dias o problema do povo. Porque quem encontra com o povo é o prefeito, o secretariado e os vereadores”, conclui.

“O prefeito me convidou pra vir com ele e hoje nós pudemos ver como está a situação das prefeituras da nossa região. Precisamos nos mobilizar mesmo, informar à população a situação em que nós estamos hoje, porque a população cobra muito e às vezes não sabe a realidade. Foi muito importante e tive a curiosidade, inclusive, em trazermos esse evento para Manhuaçu” – avaliou o vereador Jorge Augusto Pereira.

Com a Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *