Espera Feliz: Estudante é aprovado em quatro faculdades públicas para medicina

Recém-saído do ensino médio, com ainda 17 anos, Erick Cabral Moreti conquistou aprovação em quatro faculdades públicas para o curso de medicina. Os vestibulares prestados para a USP, UFMG, UFES e UFV vieram com resultados positivos neste ano de 2015. O estudante optou pela USP, no campus de Ribeirão Preto – SP.

“Desde quando estava no jardim de infância ele gostava de estudar. Havia dias que não era necessário ir à escola, mas ele brigava para ir” relembra a mãe do estudante, Lucineia Cabral da Silveira Moreti, que é professora.

Erick cursou até a 8ª série na Escola Estadual Altivo Leopoldino de Souza. Em seguida conseguiu ingressar no melhor colégio público do Brasil, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa – COLUNI – onde cursou o ensino médio. A mãe do estudante contou que a adaptação do jovem ao COLUNI não foi fácil. Erick tinha apenas 14 anos e, apesar de todo o apoio da família, o estudante sentia vontade de voltar para casa nas primeiras semanas. O pai, Sebastião Adalto Moreti, o “Tuca”, é um pequeno comerciante de Espera Feliz e diversas vezes deixou de trabalhar para ir a Viçosa a pedido do filho. Ao longo do Ensino Médio, o estudante foi se adaptando à nova escola.

“O motor de aprendizagem é o aluno, mas cabe à escola desafiá-lo para que a cada dia ele se esforce mais. O Erick sempre gostou de desafios, sempre tentou melhorar. Talvez a maior dificuldade que ele enfrentou tenha sido ficar longe da família”, afirmou Lucineia.

Com a nota do 1º ano no ENEM, Erick já demonstrava indícios do seu futuro promissor. No início de 2013 ele conseguiu aprovação para o curso de Direito na UFRJ e, no final do mesmo ano, obteve aprovação em medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF – no campus de Governador Valadares. Como na ocasião o jovem ainda não havia concluído o ensino médio, a matrícula dependia de alguns desdobramentos burocráticos e o estudante não conseguiu se matricular a tempo.

Em 2014, finalmente, veio a grande conquista: Erick prestou o vestibular para o curso de medicina na Universidade Federal de Viçosa, na Universidade Federal de Minas Gerais, para a Universidade Federal do Espírito Santo e por último para Universidade de São Paulo e conseguiu aprovação em todos eles.

Lucineia esclareceu que o filho escolheu a USP, não somente pelo seu destaque entre as melhores, mas também por ter sido um grande desafio para ele. A relação concorrente/vaga foi um grande estímulo para o estudante. “No início tivemos medo de deixá-lo ir para Ribeirão Preto, mas agora vejo que foi a melhor escolha para o Erick”, confessou a mãe.

Rafael Cabral Moreti viu seu irmão, Erick, como uma de suas inspirações. Ele também se dedicou aos estudos, ganhou uma bolsa de estudos numa escola particular de Carangola para cursar o ensino médio e, no início deste ano, foi aprovado para estudar no COLUNI, assim como aconteceu com seu irmão.

 

Rafael já havia iniciado o ensino médio, mas preferiu voltar um ano para poder começar a estudar desde o início no COLUNI. Ambicioso, Rafael pretende cursar Engenharia Elétrica em uma faculdade federal.

Informações do site Portal Espera Feliz – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.