Manhuaçu: Número de focos do mosquito da dengue aumenta e deixa município em alerta

emilce-estanislau

Coordenadora de Vigilância Ambiental de Manhuaçu, Emilce Estanislau (arquivo)

Manhuaçu realizou no período de 2 a 6 de março mais um LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação Aedes aegypti), para checar qual a real situação do município neste período de calor e chuvas, que fazem aumentar o número de focos. O resultado em termos de foco é preocupante e necessita da participação da população para o controle.

Conforme nos relatou a coordenadora de Vigilância Ambiental de Manhuaçu, Emilce Estanislau, neste segundo LIRAa de 2015, como já era esperado o índice de infestação elevou-se. Em janeiro o índice era de 2,1%. Agora é de 3,2%, incluindo o Distrito de Vilanova. O recomendado é que índice fique abaixo de 1%. Entre 1 e 3,9% a condição é considerada de alerta. Superior a 4%, passa a existir o risco de surto de dengue.

Foram encontrados nos quatro estratos do LIRAa cerca de 100 focos do mosquito Aedes, dos quais 75 deram positivo. Conforme a coordenadora de Vigilância Ambiental, o mais preocupante é o índice Breateau. No último levantamento o índice era de 2,2%, chegando agora a 4,2%, significando que em um mesmo imóvel foram encontrados mais de um foco positivo, apesar do alerta feito no início do ano e com a chegada da chuva.

O que deixa todos preocupados é que a grande maioria dos focos foi encontrada dentro das casas (caixa d’água, quintal, depósitos móveis, lajes, etc). “Aqueles  criadouros tradicionais continuam sendo os principais ainda hoje, infelizmente”, lamenta Emilce Estanislau. Acredita-se que os poucos casos de dengue existentes no município até agora têm contribuído para este descuido por parte da população.

Alguns bairros da cidade estão recebendo a aplicação de inseticida UBV para bloqueio de casos suspeitos de dengue. As ações aconteceram nos bairros São Vicente, Todos os Santos e Alfa Sul, onde foram constatados mais de um suspeito de contaminação por Aedes. A aplicação continuará nos locais onde forem diagnosticados novos casos suspeitos, anuncia a coordenadora de Vigilância Ambiental.

As recomendações para se evitar um surto de dengue continuam sendo as mesmas. Todos devem cuidar de sua casa e não deixar água parada. A participação de todos é essencial neste momento. Sem focos, menos mosquito, menos risco de um surto da doença.

Luiz Nascimento

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *