Manhuaçu: Moradora do Bairro Nossa Senhora Aparecida denuncia falta de médico na reunião da Câmara

camara-1 camara-2 camara-3A Câmara de Manhuaçu promoveu reunião ordinária na noite da quinta-feira, 05/03, presidida por Jorge Augusto Pereira “Jorge do Ibéria’”, em que aprovou um projeto de lei, diversos requerimentos e indicações. O legislativo também recebeu a visita da moradora do Bairro Nossa Senhora Aparecida, Ercilia Alves, que denunciou a falta de médico no PSF da comunidade. O Plano de Cargos e Salários dos funcionários da Câmara que estava na pauta para ser votado, teve pedido de vista por parte do Vereador Rogério Filgueiras “Rogerinho”.

O projeto de lei aprovado autoriza o município de Manhuaçu a conceder patrocínio ao atleta Bruno Oliveira Rocha.

“Foi uma reunião bastante tranquila. Os requerimentos e as indicações foram muito bem vindos, pois tratam de reivindicações a fim de melhorar as condições de vida dos moradores. Gostaria de agradecer também a visita da moradora do Bairro Nossa Senhora Aparecida, Dona Ercilia, que apresentou o problema da falta de médico na comunidade”, relatou.

A moradora do Bairro Nossa Senhora Aparecida, Ercilia Alves, foi até à tribuna do Legislativo e pediu ajuda dos vereadores quanto a falta de médico na comunidade. “O Bairro Nossa Senhora Aparecida está sem médico. A saúde está péssima. As crianças estão doentes, adultos também, mas não têm como se tratar. Nossa alternativa é ir para a portaria do pronto socorro, pois vamos ao postinho e não tem médico”, reivindicou.

Requerimentos

A Vereadora Aponísia dos Reis apresentou requerimento pedindo a convocação do Secretário de Administração para prestar esclarecimentos sobre o andamento dos trabalhos de revisão do Plano de Cargos e Sálarios dos servidores da Prefeitura de Manhuaçu. “Gostaria que o nosso Secretário de Administração viesse a esta Casa e trouxesse informações a respeito. Estou preocupada porque não temos notícias”, solicitou.

Aponísia também parabenizou a administração municipal pela reforma da escola CAIC. “Nós que somos da educação entendemos que somente através da educação é que podemos mudar o rumo desta nação. Os problemas que enfrentamos de drogas, prostituição e violência são reflexos de uma sociedade que não investe na educação. Gostaria de parabenizar o Prefeito Nailton, a Secretária de Educação Gelvânia, e todos os funcionários que trabalharam na reforma do CAIC e também os funcionários da escola”, salientou.

O Vereador Juninho Linhares apresentou requerimento solicitando ao secretário de saúde informações sobre as ambulâncias que estão paradas no pátio da sede da Secretaria de Saúde (SUS), esclarecendo se esses veículos estão em funcionamento ou se há previsão para que sejam consertados. “São aproximadamente 14 veículos que estão parados no pátio do antigo SUS. Estou solicitando informações se estes carros têm condições de reparo, qual a solução do secretário de saúde para resolver este problema. Se os carros não têm condições, faça leilão ou tome outras decisões”, contou.

Linhares aproveitou a oportunidade e falou sobre o pedido ao Deputado Estadual João Magalhães a fim de conseguir alternativas que visam a internação de menores infratores de Manhuaçu ou construção de um espaço para acautelar os menores. “Estive em Belo Horizonte no gabinete do Deputado João Magalhães e apresentei várias situações do nosso município, mas uma que está nos preocupando é com relação aos menores de nossa cidade que estão trazendo intranqüilidade para toda população, que estão assaltando a mão armada. A polícia e a justiça fazem o seu trabalho, mas não podemos deixar acontecer do jeito que está, pois os menores chegam na delegacia, são ouvidos e são liberados. O deputado se colocou a disposição a fim de conseguir a internação dos menores e às vezes construirmos um local adequado para estar acautelando os menores”, justificou.

O Vereador Anízio Gonçalves apresentou requerimento pedindo aos Secretários de Obras e de Educação informações sobre o patrolamento das estradas rurais e manutenção e construção de caixas de contenção onde for preciso para melhorar o acesso do transporte escolar e demais usuários das estradas secundárias da zona rural deste Município. Requereu ao Secretário de Obras informações sobre a obra de abertura na Rua José Tertuliano Hott, no local onde passa um cano de captação de água, Bairro Lajinha. Também requereu aos Secretários de Obras e Agricultura, Diretores do SAMAL e SAAE, e Polícia Ambiental informações sobre a degradação ambiental através de assoreamento que vem ocorrendo na Rua Tertuliano Hott, no Bairro Lajinha, próximo ao ponto de ônibus, proveniente de entulho e lixo depositados na margem e caixa do Rio Manhuaçu. “Pedi informações aos responsáveis para explicar melhor estas questões”, comentou.

O Vereador Gilson César apresentou requerimento ao prefeito e secretário de saúde solicitando informações sobre o desaparecimento e falta de castração de 28 gatos apreendidos na casa de Janete de Souza Brito e que foram levados para o canil municipal.

O Vereador Fernando Lacerda apresentou requerimento pedindo ao Diretor do SAAE cópia do processo administrativo ou sindicância instaurada contra o servidor da autarquia, Nílton César de Cristo.

Fernando Lacerda também requereu ao prefeito e secretário de planejamento informações se há estudos para reativar o convênio de fiscalização do CREA no município.

O Vereador Maurício Júnior requereu ao prefeito informações acerca da lista de precatórios entre os anos de 2013 e 2014 e empenhos de pagamento.

Ao final de reunião o Vereador Maurício Júnior também falou sobre a situação dos banheiros públicos e também sobre investimentos no município, alegando que a prefeitura está pagando precatórios, mas não está fazendo investimentos.

Moções

João Gonçalves Linhares Júnior, Fernando Lacerda e Hélio Ferreira
Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Waters Andrade Júnior, em 23/02/2015.

João Gonçalves Linhares Júnior

À manifestação dos Promotores de Justiça da Comarca de Manhuaçu em repúdio ao atentado sofrido pelo Promotor de Justiça de Monte Carmelo, Marcus Vinícius Ribeiro.

Fernando Gonçalves Lacerda
Moção de Congratulações aos Policiais da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil e do 11º Batalhão de Polícia Militar de Manhuaçu, pelo trabalho eficiente realizado de identificação e prisão dos autores, além de terem recuperado a arma de fogo furtada na residência do Oficial de Justiça – Delegado do Sindojus, Sr. Jackson Souza Amaral, Comarca de Manhuaçu.

Gilson César

Ao Deputado Estadual João Magalhães e ao Hospital João XXIII pela atenção e cuidados prestados ao Vereador Francisco de Assis Dutra, em Belo Horizonte.

Indicações

Gílson César da Costa e Jorge do Ibéria
Reivindicam a reforma do prédio da Creche Tia Nilda, em Vilanova.

João Gonçalves Linhares Júnior
Solicita a colocação de quebra-mola ou faixa de pedestres em frente à Creche do Bairro Matinha, situada na Rua Palmeiras.
Reivindica reparos no calçamento irregular na Rua Francisco Garcia Barbosa, Bairro Colina
Indica o asfaltamento da valeta na Rua Duarte Peixoto, em frente ao consultório do Dr. Jorge Chequer, Bairro Coqueiro.

Juarez Cleres Elói
Indica a limpeza com roçamento e retira de entulho na estrada Antônio Pereira Neto, entre a BR-116 e Sacramento.
Solicita o patrolamento da estrada de Palmeiras a Sacramento.
Indica a colocação de alambrado e construção de vestiário no campo de futebol de Sacramento.

Hélio Ferreira
Reivindica a reforma do corrimão do escadaria do Bairro Petrina.
Solicita o asfaltamento das valetas que foram feitas na Rua São José, em Vila Formosa.

Hélio Ferreira e Rogério Filgueiras Gomes
Indica o cascalhamento da estrada do Córrego Rozal, Distrito de Ponte do Silva.

Jânio Garcia Mendes
Solicita melhorias visuais, como plantio de flores, árvores e equipamentos adequados destinados à jardinagem no canteiro das BRs 116 e 262, entre a propriedade do Sr. José Fialho até o trevo do posto Barrigão, em Realeza.

Solicita ao Prefeito juntamente com a Secretaria de Obras para que seja trocado o calçamento das ruas que possuem paralelepípedos por bloquetes sextavados, por possuírem maior resistência para suportar trafego de carretas pesadas, no distrito de Realeza.
Solicita o entendimento entre o Executivo Municipal e o Governo do Estado com o objetivo de instalar um ponto de apoio fixo e permanente do Corpo de Bombeiros no Distrito de Realeza.

Rogério Filgueiras Gomes
Solicita a colocação de iluminação no cemitério municipal.
Solicita a revitalização com a coleta da rede de esgoto e construção de pista de cliclovia no ribeirão que liga a Avenida Melo Viana até o Bairro Matinha, sendo o projeto aprovado por um arquiteto e um paisagista.
Solicita a construção de um novo terminal rodoviário na Cidade.

Aponísia dos Reis
Solicita a construção de vestiário e colocação de alambrado no campo de futebol de Bom Jesus.
Indica a aquisição de uma área no entorno da E.M. Ivo Mendes, Córrego Boa Vista, distrito de Santo Amaro de Minas.
Reivindica a pavimentação na Rua Nilo Joaquim do Carmo, em Santo Amaro.

Anízio Gonçalves de Souza
Indica o patrolamento da estrada de acesso de transporte escolar do Córrego do Barreiro.
Solicita o patrolamento da estrada de acesso de transporte escolar do Córrego do Bálsamo.

Assessoria da Câmara de Vereadores de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *