Manhuaçu: Hospital César Leite forma primeira turma da residência médica

formatura-medicos-residencia-hcl

Médicos residentes formados no HCL

formatura-medicos-residencia-hcl-2

Diversas autoridades estiveram presentes

formatura-medicos-residencia-hcl-3

Dr. Luiz Prata, presidente do COREME e Sr. Sebastião Onofre, provedor do HCL

formandos-hcl-publicoMédicos, familiares e autoridades participaram da formatura da primeira turma da Residência Médica 2013 – 2014 do Hospital César Leite. São oito novos médicos que concluíram a Residência Médica nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria.

A formatura teve a presença do Provedor Sebastião Onofre Carvalho, o presidente do Conselho Superior Renato Cezar Von Randow, Coordenador da Residência Médica, Dr. Luiz Carlos Lemos Prata, a Consultora da Residência Médica Dra. Tania Maria Marcial, o Diretor Clínico Dr. Alex Nagem Machado, o secretário de saúde Dr. José Rafael, a diretora da Gerência Regional de Saúde Dra. Soraia Carvalho, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nelson de Abreu e o médico Dr. Gulivert Oliveira, representando o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, além dos formandos, médicos preceptores, enfermeiros, demais profissionais da saúde, familiares e convidados.

Durante a noite especial, os oito formandos Flávia Verônica Ferreira Lopes; Stanrley Viali Gomes; Maruska Dib Iamut; Renata Alvim Mendes; Paula Pimentel Leite Rocha; Darlei Montes Cunha; Maria d’Ajuda Pires Bastos e Ana Kariny de Oliveira Araújo Abreu receberam o certificado de conclusão da residência e uma lembrança que reproduz a fachada do HCL. Além disso, todos os médicos preceptores receberam uma placa de reconhecimento da direção do hospital.

Num dos momentos de maior emoção, o Coordenador da COREME Dr. Luiz Carlos Lemos Prata e a Consultora da Residência: Dra. Tania Maria Marcial receberam placa especial de agradecimento à dedicação e comprometimento deles para o sucesso do programa de residência.

Agradecimento

O provedor Sebastião Onofre Carvalho elogiou a dedicação dos profissionais do HCL e os médicos residentes. “Vocês fizeram história em nosso hospital. Tivemos dificuldades, especialmente por conta do atraso no repasse de recursos para o programa, mas todos os médicos residentes e os preceptores superaram tudo isso, fazendo um atendimento humano e eficiente”, destacou.

O Hospital César Leite é referência em atendimento e agora também é pioneiro na formação e qualificação em saúde, através de Programas de Residência Médica vinculados diretamente Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais – AREMG. Para oferecer a Residência Médica aqui, o HCL foi selecionado pelo programa federal Pró-Residência (que existe através de parceria entre os Ministérios da Saúde e Educação) e teve que conseguir credenciamento junto à Comissão Nacional de Residência Médica.

Os programas de residência médica em clínica médica, pediatria e cirurgia geral, além de qualificar os residentes trazem como benefício o atendimento também aos pacientes. “Os formandos, para concluírem seu curso passaram pela orientação de mais de dedicados médicos preceptores e desempenharam suas especialidades dentro do Hospital César Leite”, destaca o coordenador Dr. Luiz Prata.

Ainda existe a residência médica em obstetrícia e ginecologia, mas o período é de três anos e a primeira turma forma em 2016. Outros dois grupos de profissionais cumprem residência no HCL.

A Residência Médica é uma das etapas necessárias para a especialização do profissional após a conclusão do curso de medicina. O desenvolvimento dela no Hospital César Leite contribui para a qualidade do atendimento prestado à população.

CLÍNICA MÉDICA

Preceptores:

– Tiago Pires Heringer (Infectologista)

– David Alves Costa (Pneumologista)

– Gláucio Araújo Heringer (Cardiologista)

– Marcelo Soares Pires (Gastroenterologista)

– Daniela Alves de Souza (Cardiologista)

– Clever Ignácio Braga de Sá (Neurologista)

– Regina de Almeida Toledo Pires (Hematologista)

– Gustavo Henrique de Melo da Silva (Geriatra)

– Antônio José Martins de Oliveira Lima (Clínica Geral – PSF)

Residentes Formandos:

– Flávia Verônica Ferreira Lopes

– Stanrley Viali Gomes

CIRURGIA GERAL

Preceptores:

– Carlos Ardel Colombo (Cirurgião Geral)

– Marcelo Ker Werner (Cirurgião Geral)

– Celio Roberto Coutinho Mendes (Cirurgião Geral)

– Mauro Garcia da Silva (Cirurgião Geral)

– Gisele Silva Costa Martins (Cirurgiã Plástica)

Residentes Formandos:

– Maruska Dib Iamut

– Renata Alvim Mendes

– Paula Pimentel Leite Rocha

Com Assessoria do HCL – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *