Vida e Saúde: Conscientização e prevenção na Pracinha da Rodoviária de Manhuaçu

saude-manhuacuOcorreu na manhã desta sexta-feira, 06/02, na Pracinha da Rodoviária de Manhuaçu, uma mobilização de conscientização promovida pelos postos de saúde (PSF’s) dos Bairros Engenho da Serra, Santa Terezinha e Santana. O clima chuvoso não foi empecilho para que as agentes de saúde fossem às ruas com o objetivo de promover um Carnaval mais responsável. Os perigos das DST’s – Doenças Sexualmente Transmissíveis foram o centro da ação.

As agentes dos três postos circularam pelas ruas do entorno, distribuíram panfletos explicativos e conclamaram principalmente a população mais jovem, a se divertir durante as festas que se aproximam com segurança. “As pessoas pensam às vezes que isso não existe, até porque quem tem uma DST não sai falando que tem. Então as pessoas demonstram grande interesse no que estamos fazendo. Esse é o momento de trabalharmos com a prevenção” – elucida Roseana Cruz, responsável pelo PSF Engenho da Serra. “As pessoas não têm medo como deveriam ter. Estamos orientando quanto à importância do uso do preservativo. Principalmente no carnaval, mas também durante toda vida” – diz Tatiana Amaranto, responsável pelo PSF Santa Terezinha.

Além do trabalho de panfletagem e distribuição de preservativos, a equipe aferiu pressão e glicemia de munícipes que passaram pelo local durante a manhã. O fluxo de pessoas foi intenso. “Observamos os pacientes com alterações, referenciamos eles e orientamos a buscar um posto de saúde” – explicou Daniela Viana, responsável pelo PSF Santana. As irmãs Cláudia e Camila Lima, moradoras do Engenho da Serra, foram abordadas pela equipe e saíram satisfeitas: “O trabalho é bacana! É importante para prevenir. Aproveitamos para medir pressão e glicose, ainda bem que está tudo certo”. Dona Geralda Pereira, também do Engenho da Serra, endossou: “É importante para os nossos jovens esse trabalho, principalmente nessa época de festa”.

Com a Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *