Evangelho do dia (Lc 2, 22-40)

AUTOESCOLAMANHUACU

Anúncio Site Belles Stúdio Pilates 130X680

Quando se completaram os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor” […]. Em Jerusalém vivia um homem piedoso e justo, chamado Simeão, que esperava a consolação de Israel. […] Movido pelo Espírito, foi ao templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao templo para cumprirem as disposições da Lei, Simeão tomou-o nos braços e louvou a Deus, dizendo: “Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixas teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo” […]

Comentário

A festa da Apresentação do Senhor é celebrada quarenta dias depois do Natal. Lucas não tem preocupação com a exatidão histórica nem com a exatidão em mencionar o uso dos costumes judaicos, pois a apresentação do recém-nascido ao Senhor e a purificação da mãe que deu à luz são ritos distintos. Em nosso texto, o evangelista parece confundi-los (Lv 12,1ss; Ex 13,1.11-12). Lucas omite toda a questão relativa ao resgate, prescrito pela Lei (cf. Nm 3,47-48). Lucas, contudo, parece querer fazer os seus leitores, cristãos da segunda geração de cristãos e de cultura grega, compreenderem que as promessas do Antigo Testamento se realizam em Jesus Cristo. Simeão, homem cheio do Espírito Santo, e a profetiza Ana, mulher da palavra inspirada, são como que os olhos e voz do Antigo Testamento que contempla e proclama a salvação realizada por Deus em Jesus Cristo. A cada noite, a Igreja canta o cântico de Simeão, o Nunc Dimitis; ela o faz para proclamar cada dia, sem exceção, a realidade da salvação oferecida a todas as pessoas e que continua atuante na vida do universo inteiro.

Pe. Carlos Alberto Contieri – www.paulinas.org.br

ORAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.

Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.

Confiamos em vossa bondade e poder.

Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.

Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.

Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho, Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:

Nossas famílias, para que vivam em paz e harmonia;

Nossas casas, para que sejam iluminadas pela vossa presença.

Nossas alegrias, para que sejam santificadas pelo vosso amor.

Nossas preocupações, para que sejam acolhidas em vossa bondade;

Nossas doenças, para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;

Nossos trabalhos, para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.

Amém!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *