Evangelho do dia (Mc 4, 21-25)

Anu00FAncio Site Belles Stu00FAdio Pilates 130X680  (horizontal)

AUTOESCOLAMANHUACU

Jesus dizia-lhes: “Será que a lâmpada vem para ficar debaixo de uma caixa ou debaixo da cama? Pelo contrário, não é ela posta no candelabro? De fato, nada há de escondido que não venha a ser descoberto; e nada acontece em segredo que não venha a se tornar público. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”. Jesus dizia-lhes: “Considerai bem o que ouvis! A medida que usardes para os outros, servirá também para vós, e vos será acrescentado ainda mais. A quem tem, será dado; e a quem não tem, será tirado até o que tem”.

Comentário

A conjunção “e” liga a presente parábola à precedente. No Sl 119(118),105, a palavra de Deus é comparada a uma lâmpada que ilumina o modo de agir de quem a acolhe; é isso que significa quando o salmista diz que ela é “luz para os passos”. A luz cumpre a sua função quando ilumina e faz ver na escuridão. Para o Novo Testamento, a pessoa, depositária do projeto salvífico de Deus, também é comparada à luz. É o caso do próprio Jesus, que é a luz do mundo (Jo 1,15ss; 8,12), e de João Batista (Jo 5,35). A comunidade cristã, fruto do mistério pascal de Jesus Cristo, também é luz (cf. Mt 5,14-16). Ora, em todos esses casos, a luz simboliza a pessoa iluminada pela fé, pela doutrina dos Apóstolos, pela Palavra de Deus. Somente Deus tem luz própria; todos somos reflexo da luz divina. É de si mesmo que Jesus fala quando diz que uma lâmpada não pode ficar escondida. O que é se manifesta em tudo o que ele faz e ensina; na sua pessoa resplandece o Reino de Deus. A advertência dos vv. 24 e 25 convida a uma compreensão profunda da palavra pela qual o Senhor ensina e instrui os seus discípulos. A superficialidade distorce a Palavra de Deus e induz a equívocos.

Pe. Carlos Alberto Contieri – www.paulinas.org.br

ORAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.

Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.

Confiamos em vossa bondade e poder.

Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.

Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.

Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho, Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:

Nossas famílias, para que vivam em paz e harmonia;

Nossas casas, para que sejam iluminadas pela vossa presença.

Nossas alegrias, para que sejam santificadas pelo vosso amor.

Nossas preocupações, para que sejam acolhidas em vossa bondade;

Nossas doenças, para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;

Nossos trabalhos, para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.

Amém!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *