Evangelho do dia (Mc 4,1-20)

AUTOESCOLAMANHUACU

Anúncio Site Belles Stúdio Pilates 130X680

Jesus começou a ensinar, e uma grande multidão se ajuntou ao seu redor. […] No seu ensinamento, dizia-lhes: “Escutai! O semeador saiu a semear. Ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e os passarinhos vieram e comeram. Outra parte caiu em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, mas quando o sol saiu, a semente se queimou e secou, porque não tinha raízes. Outra parte caiu no meio dos espinhos; estes cresceram e a sufocaram, e por isso não deu fruto. E outras sementes caíram em terra boa; brotaram, cresceram e deram frutos: trinta, sessenta e até cem por um. E acrescentou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”

Comentário

– O trecho do evangelho de hoje pode ser dividido em duas partes: a parábola e a sua explicação ou aplicação. À beira do mar Jesus ensina em parábolas. De modo geral, toda parábola estabelece uma relação de semelhança entre duas realidades: uma mais conhecida, em nosso caso, o plantio, e outra mais escondida ou enigmática, aqui, o Reino de Deus. A finalidade da parábola é fazer conhecer uma verdade difícil de compreender. A pergunta que pode estar na origem da parábola do semeador é esta: Por que a palavra de Deus produz frutos em uns e em outros não? O que é necessário para que a Palavra de Deus produza frutos? Deus não faz distinção de pessoas. A semente é semeada em toda a extensão do terreno, assim como a Palavra de Deus é semeada no coração de todo ser humano. A questão está no modo como a Palavra de Deus é acolhida e no espaço e na disposição que ela encontra no coração de cada pessoa. Se é acolhida não como palavra humana mas como Palavra de Deus, ela produz na pessoa os frutos do seu dinamismo. Se acolhida sinceramente, a Palavra de Deus repercute de modo decisivo na vida de quem a recebe.

Pe. Carlos Alberto Contieri – www.paulinas.org.br

ORAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.

Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.

Confiamos em vossa bondade e poder.

Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.

Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.

Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho, Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:

Nossas famílias, para que vivam em paz e harmonia;

Nossas casas, para que sejam iluminadas pela vossa presença.

Nossas alegrias, para que sejam santificadas pelo vosso amor.

Nossas preocupações, para que sejam acolhidas em vossa bondade;

Nossas doenças, para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;

Nossos trabalhos, para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.

Amém!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *