Evangelho do dia (Mc 3, 13-19)

AUTOESCOLAMANHUACU

Anúncio Site Belles Stúdio Pilates 130X680

Jesus subiu a montanha e chamou os que ele quis; e foram a ele. Ele constituiu então doze, para que ficassem com ele e para que os enviasse a anunciar a Boa-Nova, com o poder de expulsar os demônios. Eram: Simão (a quem deu o nome de Pedro); Tiago, o filho de Zebedeu, e João, seu irmão (aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”); e ainda André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.

Comentário

É o terceiro relato de vocação do evangelho de Marcos. Encontramos dois outros relatos em 1,16-20 e 2,13-14. Nos três relatos a iniciativa é de Jesus; é o Mestre quem chama os seus discípulos, e não os discípulos que escolhem o seu Mestre. A montanha é o lugar do encontro, da revelação de Deus, da manifestação da sua vontade (cf. Ex 19,1ss). Isso significa que a escolha dos Doze é fruto, poderíamos dizer, da oração de Jesus. “Chamou a si os que ele quis”, isto é, a escolha dos Doze é, ainda, fruto da liberdade e da vontade do Senhor. Por isso, ele poderá dizer: “não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi…” (Jo 15,16). O que deve caracterizar a vida dos Doze é a união com Jesus e a missão. A eleição dos Doze, fazendo referência às doze tribos de Israel, aponta para a perspectiva do novo povo de Deus, constituído não pela descendência do sangue, mas pela adesão livre à pessoa de Jesus Cristo. A missão dos Doze é dupla e indissociável: anunciar a Boa-Nova e expulsar demônios. O mal que desfigura o ser humano não pode dominar quem recebe de coração o anúncio da Boa-Nova de Jesus Cristo.

Pe. Carlos Alberto Contieri – www.paulinas.org.br

ORAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.

Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.

Confiamos em vossa bondade e poder.

Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.

Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.

Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho, Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:

Nossas famílias, para que vivam em paz e harmonia;

Nossas casas, para que sejam iluminadas pela vossa presença.

Nossas alegrias, para que sejam santificadas pelo vosso amor.

Nossas preocupações, para que sejam acolhidas em vossa bondade;

Nossas doenças, para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;

Nossos trabalhos, para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.

Amém!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *