Evangelho do dia (Mc 2,1-12)

AUTOESCOLAMANHUACUAnúncio Site Belles Stúdio Pilates 130X680Alguns dias depois, Jesus passou novamente por Cafarnaum, e espalhou-se a notícia de que ele estava em casa. Ajuntou-se tanta gente que já não havia mais lugar, nem mesmo à porta. […] Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. […] Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados são perdoados”. Estavam ali sentados alguns escribas, que no seu coração pensavam: “Como pode ele falar deste modo? Está blasfemando. Só Deus pode perdoar pecados!”. […] Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados – disse ao paralítico – eu te digo: levanta-te, pega a tua maca, e vai para casa!” […]

Comentário

A cura do paralítico é o primeiro episódio de uma seção denominada, no evangelho de Marcos, de “controvérsias galileanas”, cuja finalidade é apresentar as dificuldades enfrentadas por Jesus, por causa dos seus opositores, na realização da sua missão. A questão da controvérsia, aqui, é o perdão dos pecados. Quem pode perdoar os pecados? No centro do relato, contudo, está a fé dos quatro homens anônimos que carregam o paralítico e o conduzem até Jesus. A fé, aqui, aparece na atitude prática daqueles quatro homens que fizeram todo o possível para o paralítico estar diante de Jesus. Por que tanta gente procurava Jesus? Porque o ensinamento de Jesus fazia sentido e dava sentido à vida; comunicava um sopro que despertava a fé na vida. Para a mentalidade da época, a enfermidade estava relacionada com o pecado. A oposição a Jesus aparece na forma de murmuração e na acusação de blasfêmia. Mas o Senhor, que vê o que está oculto, revela a maldade dos seus opositores e os convida a mudar de mentalidade, a superar a rigidez do preconceito e a dureza do coração para chegarem à fé que permite reconhecer que Deus perdoa os pecados através do seu Filho.

Pe. Carlos Alberto Contieri – www.paulinas.org.br

ORAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.

Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.

Confiamos em vossa bondade e poder.

Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.

Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.

Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho, Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:

Nossas famílias, para que vivam em paz e harmonia;

Nossas casas, para que sejam iluminadas pela vossa presença.

Nossas alegrias, para que sejam santificadas pelo vosso amor.

Nossas preocupações, para que sejam acolhidas em vossa bondade;

Nossas doenças, para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;

Nossos trabalhos, para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.

Amém!

 

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *