Evangelho do dia (Lc 4, 14-22a)

AUTOESCOLAMANHUACU

Anu00FAncio Site Belles Stu00FAdio Pilates 130X680  (horizontal)

Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama se espalhou por toda a região. Ele ensinava nas sinagogas deles, e todos o elogiavam. Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, no dia de sábado foi à sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, encontrou o lugar onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa-Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano de graça da parte do Senhor”. […] Então, começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir” […]

Comentário

Nosso texto é comumente conhecido como o discurso programático de Jesus. Toda a primeira parte do relato é dominada pela questão sobre a identidade de Jesus. Ela visa afirmar que Jesus é um verdadeiro profeta cuja palavra se realiza plenamente. O discurso inaugural na sinagoga, citando a profecia de Isaías, serve de critério para o leitor reconhecer, ao longo de todo o relato, Jesus como verdadeiro profeta. Em Jesus, o “hoje” da salvação se realiza, de modo que não é mais necessário esperar; entramos numa nova etapa da história da salvação, a saber, a da realização da promessa. Para a releitura cristã do Antigo Testamento, Jesus é o Ungido de que fala o profeta Isaías; ungido não com óleo, mas com o Espírito Santo para realizar uma missão, dada pelo Pai, que o enviou ao mundo. Essa missão, no entanto, é apresentada em continuidade com a tradição profética. Daí que o que importa, aqui, não é tanto a leitura do trecho de Isaías, mas a interpretação que Jesus faz dela.

Pe. Carlos Alberto Contieri – www.paulinas.org.br

ORAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.

Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.

Confiamos em vossa bondade e poder.

Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.

Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.

Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho, Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:

Nossas famílias, para que vivam em paz e harmonia;

Nossas casas, para que sejam iluminadas pela vossa presença.

Nossas alegrias, para que sejam santificadas pelo vosso amor.

Nossas preocupações, para que sejam acolhidas em vossa bondade;

Nossas doenças, para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;

Nossos trabalhos, para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.

Amém!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *