Evangelho do dia (Mt 4, 12-17.23-25)

Anu00FAncio Site Belles Stu00FAdio Pilates 130X680  (horizontal)

AUTOESCOLAMANHUACU

Quando soube que João tinha sido preso, Jesus retirou-se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, às margens do mar da Galileia, […] para cumprir-se o que foi dito pelo profeta Isaías: “Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região além do Jordão, Galileia, entregue às nações pagãs! O povo que ficava nas trevas viu uma grande luz, para os habitantes da região sombria da morte uma luz surgiu”. Daí em diante, Jesus começou a anunciar […]. Sua fama também se espalhou por toda a Síria. Levaram-lhe todos os doentes, sofrendo de diversas enfermidades e tormentos: possessos, epiléticos e paralíticos. E ele os curava. Grandes multidões o acompanhavam […]

Comentário

O Evangelho faz uma distinção entre o tempo do precursor e o do Messias, entre o tempo da promessa e o da realização da mesma promessa. Depois que João é preso, Jesus começa o seu ministério público, com um forte convite à conversão, mudança de vida e de mentalidade necessárias para acolher a novidade do Reino de Deus que emerge na pessoa de Jesus de Nazaré. Citando o texto de Isaías, o evangelista apresenta Jesus como luz que ilumina os povos. A distância de Deus é considerada pelos autores bíblicos como escuridão, trevas, falta de luz. A luz, que é a presença de Cristo, arranca as nações da incredulidade para conduzi-las à iluminação própria da fé. A citação de Isaías, seguida da observação do cumprimento da Escritura, apresenta Jesus como aquele que leva à realização a promessa de Deus. A observação de que Jesus percorria toda a Galileia, apresenta-o como um Messias-pregador itinerante que, pela sua palavra, ensinamento e gestos de poder, transforma, a partir de dentro, isto é, do coração, a vida das pessoas. Todas as pessoas são destinatárias da obra redentora de Jesus Cristo.

Pe. Carlos Alberto Contieri – www.paulinas.org.br

ORAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.

Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.

Confiamos em vossa bondade e poder.

Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.

Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.

Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho, Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:

Nossas famílias, para que vivam em paz e harmonia;

Nossas casas, para que sejam iluminadas pela vossa presença.

Nossas alegrias, para que sejam santificadas pelo vosso amor.

Nossas preocupações, para que sejam acolhidas em vossa bondade;

Nossas doenças, para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;

Nossos trabalhos, para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.

Amém!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *