Economia: Energia elétrica passa a ser cobrada pelo sistema de bandeiras tarifárias

A Energisa informa que, como todas as demais empresas do setor elétrico, adotaram sistema de bandeiras tarifárias nos estados em que atua a partir de janeiro. As bandeiras permitirão que as contas de luz  tenham, todo mês, mecanismos mais dinâmicos para cobrança do valor da fatura,  de acordo com a demanda de energia do mercado. Pelo novo modelo, o valor das tarifas refletirá os custos de curto prazo na geração de energia e os consumidores poderão acompanhar, por exemplo, os momentos em que houver maior escassez na oferta e, consequentemente, maior risco futuro no fornecimento.

Além disso, as bandeiras tarifárias são importantes para engajar a sociedade para o uso racional dos recursos naturais usados na geração de energia, que são limitados e dependentes de condições adversas. O sistema de bandeira tarifária atende a um consenso cada vez maior da sociedade sobre a importância do uso consciente dos recursos e a necessidade de redução nas emissões de gases de efeito estufa.

Outro ponto importante é que o sistema irá sincronizar também o preço pago pelas distribuidoras na compra da energia com o valor final da tarifa cobrada aos consumidores, evitando que as empresas sofram impactos financeiros e tenham sua capacidade de investimento afetada. Vale reforçar que a adoção do novo sistema não significa um maior aumento na conta de luz, mas sim a antecipação de parte do aumento que ocorreria normalmente uma vez ao ano, na data do reajuste de cada concessionária. O valor da tarifa poderá aumentar ou diminuir a cada mês de acordo com a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, cujo custo de geração de energia é bem maior do que o das hidrelétricas.

O sistema possui três bandeiras: verde, amarela e vermelha – as mesmas cores dos semáforos – e indicam o seguinte:

energisa

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *