Evangelho do dia (Lc 1, 67-79)

AUTOESCOLAMANHUACU

Anúncio Site Belles Stúdio Pilates 130X680

Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou dizendo: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo. Ele fez surgir para nós um poderoso salvador na casa de Davi, seu servo, assim como tinha prometido desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas: de salvar-nos dos nossos inimigos e da mão de quantos nos odeiam. Ele foi misericordioso com nossos pais: recordou-se de sua santa aliança, e do juramento que fez a nosso pai Abraão, de nos conceder que, sem medo e livres dos inimigos, nós o sirvamos, com santidade e justiça, em sua presença, todos os dias de nossa vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do Senhor, preparando os seus caminhos, dando a conhecer a seu povo a salvação, com o perdão dos pecados, graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.

Comentário

O Benedictus, conhecido como hino de Zacarias, é o cântico que a Igreja entoa todas as manhãs durante a celebração das Laudes. Postos nos lábios de Zacarias, é um cântico inspirado (cf. v.67): repleto do Espírito Santo é que ele o pronuncia. Trata-se, como o Magnificat, de um cântico pré-lucano, tipicamente judeu. Provavelmente, o próprio Lucas fez nesse hino os retoques necessários para que ele pudesse dizer a nova realidade dessa etapa da história da salvação e ser inserido no relato evangélico. O motivo do hino é a visita salvífica de Deus. O acento do hino repousa sobre dois aspectos: sobre a aliança abraâmica, tida como fundamento da história da salvação, e sobre as testemunhas dessa aliança. De João, propriamente, se diz que ele é profeta do altíssimo, cuja missão é preparar os caminhos do Senhor. Daí que o Batismo para a conversão dos pecados propostos por João, encontra, aqui, no Benedictus, o seu fundamento. É pelo perdão dos pecados que João faz conhecer a salvação de Deus e prepara os caminhos do Messias.

Pe. Contieri – www.paulinas.org.br

ORAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.

Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.

Confiamos em vossa bondade e poder.

Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.

Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.

Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho, Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:

Nossas famílias, para que vivam em paz e harmonia;

Nossas casas, para que sejam iluminadas pela vossa presença.

Nossas alegrias, para que sejam santificadas pelo vosso amor.

Nossas preocupações, para que sejam acolhidas em vossa bondade;

Nossas doenças, para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;

Nossos trabalhos, para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.

Amém!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *