Manhuaçu: Escola Estadual Antônio Wellerson recebe projeto “OAB vai à Escola”

oab-2oab-1Na manhã da sexta-feira, 14/11, cerca de 150 alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Antônio Wellerson, participaram de mais uma etapa do projeto “OAB vai à Escola”. A palestra foi proferida pelo presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos.

A palestra contou também com a presença dos advogados Layon Nicolas Dias Pereira, Anízio Gomes de Souza, Tyara Soares de Oliveira, Anderson Luiz Gonçalves Hott e Bráulio Machado da Silva; do padre Odésio Magno da Silva; da diretora e do professor da Escola Estadual Antônio Welerson, Rosany de Carvalho Figueiredo e Leopoldo Ribeiro Brum, respectivamente, além de professores e especialistas.

De acordo com o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, o objetivo do projeto “OAB vai à Escola” é levar aos jovens, noções de direito, cidadania e democracia. “Este projeto visa estreitar os laços entre a Ordem, os advogados e os jovens estudantes, estimulando neles a consciência cidadã. Nós, advogados, temos uma história de luta em defesa da sociedade. Participamos da construção da democracia no Brasil. Por isso, é fundamental que os estudantes tenham plena consciência do seu papel na sociedade, conhecendo os seus deveres e seus direitos, para que se tornem cidadãos dignos e honrados, preocupados com uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”.

Alex Barbosa destacou ainda que “a escola é o ponto de partida na formação desses novos cidadãos e só através do diálogo e do conhecimento é possível construir uma sociedade cada vez mais cidadã. Respeito e educação devem ser as palavras de ordem dentro das escolas e nos lares de cada jovem, de cada estudante. Mais do que debater os direitos, precisamos orientar os alunos sobre os seus deveres e das consequências de seus atos”, ressaltou. Ele ainda agradeceu a forma carinhosa com que os advogados foram recebidos pela direção da escola, professores e alunos.

Segundo a advogada Tyara Soares de Oliveira “estivemos na Escola Estadual Antônio Welerson para que os alunos possam refletir sobre o que querem para o futuro. Eles devem se esforçar, pois só assim conseguirão alcançar seus objetivos e sonhos. Com a ajuda dos pais e professores, esses adolescentes podem chegar onde quiserem. Aproveitamos a oportunidade para chamar a atenção dos genitores. Acreditamos que somente a escola não é capaz de lidar com o aprendizado dos alunos. Todos devem colaborar para termos uma sociedade cada vez melhor”, frisou.

O advogado Layon Nicolas Dias Pereira ressaltou que “primeiramente, quero agradecer à oportunidade de participar deste brilhante projeto idealizado pelo presidente Alex Barbosa. Estou muito feliz de poder fazer parte desta comitiva que veio até a Escola Estadual Antônio Welerson discutir alguns temas importantes para a formação dos alunos. Em breves palavras, destaquei a importância de termos sonhos e estudo. Um completa o outro. Os sonhos nos deixam esperançosos e criam em nós expectativas para um futuro melhor. O estudo é o melhor caminho para podermos chegar até os nossos objetivos. Vi nos rostos desses adolescentes que muitos serão brilhantes lá na frente. E é exatamente isso o que queremos, que sejamos substituídos por pessoas melhores que nós somos hoje”, citou.

O advogado Bráulio Machado da Silva destacou que “o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, me proporcionou algo muito especial na manhã de hoje. Pude participar de um projeto brilhante, que proporciona troca de experiências com jovens e adolescentes nas escolas. Isso é ótimo. Mostra que a entidade, mais uma vez, está preocupada com os rumos da nossa sociedade. A OAB é reconhecida como instituição que lutou pela democracia e cidadania no Brasil. De forma regional, a Ordem demonstra que quer participar e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Estou muito feliz de ter participado deste momento e, mais uma vez, agradeço ao presidente Alex Barbosa”, comentou.

Mobilização conjunta

A diretora da Escola Estadual Antônio Wellerson, Rosany de Carvalho Figueiredo, parabenizou a iniciativa da OAB Manhuaçu e ressaltou a importância deste projeto como verdadeiro instrumento de transformação social. “Os palestrantes de hoje deixaram uma sementinha nos alunos. Dentro da sala de aula, pregamos o amor e a paz. Caminhos que devem ser traçados pelos nossos adolescentes e jovens. Estamos desenvolvendo um projeto que semeia a paz e a visita da OAB Manhuaçu na nossa escola reforça ainda mais o que estamos trabalhando. Quero agradecer a oportunidade de receber os advogados no nosso educandário, pois foi de suma importância essa troca de experiência com os nossos alunos. Deixo as portas abertas para novas etapas do projeto OAB vai à Escola e agradeço imensamente ao presidente Alex Barbosa”, enfatizou Rosany.

Igreja como referencial de educação

O padre Odésio Magno da Silva agradeceu ao presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, pela oportunidade de participar de mais uma etapa do projeto. “Eu acredito na nossa juventude, por isso faço questão de acompanhar este projeto. O que devemos fazer é apoiar e orientar os nossos jovens e crianças. Eles serão o nosso futuro e por isso precisam de todos nós”, comentou padre Odésio.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *