Manhuaçu: Cerca de mil famílias são atendidas pela unidade de saúde de São Pedro do Avaí

esf-saopedro

Recepção, sala de espera

esf-saopedro-1

Equipe da ESF São Pedro do Avaí

esf-saopedro-2

Flávia, enfermeira coordenadora da unidade

esf-saopedro-3

Grupo de gestantes

Prosseguindo com matérias sobre o trabalho realizado pelos profissionais de saúde em cada Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município e distritos, a equipe da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Manhuaçu aborda os procedimentos realizados na ESF do distrito de São Pedro do Avaí.

A equipe é composta por oito agentes de saúde, um auxiliar de enfermagem, um auxiliar administrativo, um enfermeiro, um auxiliar de serviços gerais, um médico, uma dentista, um auxiliar de dentista e dois agentes de endemias. Os profissionais atendem pelo menos 3.240 usuários, totalizando em torno de 1.044 famílias. Deste total de usuários, 93 são diabéticos, 571 são hipertensos e 33 são gestantes.

Dentre os procedimentos, a equipe realiza aferição de pressão, curativos, nebulização, aplicação de medicamentos, injetáveis e venosos e realizam acompanhamento de grupos distintos de usuários, como hipertensos e diabéticos, crianças com menos de dois anos, gestantes, e tuberculosos. Além de consultas médicas, a unidade oferece serviços odontológicos, e coletas de preventivos.

De acordo com a coordenadora da ESF São Pedro do Avaí, Flávia Silva Cardoso, a parceria e o apoio da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), possibilita desenvolver atendimento pessoal e em grupo. “Os profissionais do NASF fornecem todo auxílio em nossas atividades. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento dos trabalhos realizados em grupo. Esta iniciativa beneficia grupos de hiperdia, com o acompanhamento, avaliação e orientação a portadores de diabetes e hipertensão, apoio ao grupo de orientação familiar, palestras para gestantes e projetos com o grupo de insulino dependentes, puericultura, através da avaliação nutricional e acompanhamento à usuários do bolsa família”.

Flávia Silva Cardoso, destacou os procedimentos promovidos pela unidade que buscam melhorar a qualidade de vida da comunidade e promover a saúde dos usuários. “É bom para os moradores, pois além de oferecer prevenção de doenças e promoção à saúde, a ESF virou referência pra questões sociais da comunidade, que possuem um vínculo com os profissionais da unidade. Nosso objetivo é levar a saúde mais perto da população, proporcionando o acesso universal e continuo à comunidade, independente de classe social. É gratificante ver a melhoria do usuário, através de medidas de prevenção de doenças, promoção à saúde e recuperação do indivíduo”, pontuou.

Projeto Saúde na Escola

A coordenadora da ESF São Pedro do Avaí, destacou a parceria da unidade com o NASF e a equipe da Escola Estadual Ana Mendes Pereira Dutra, que desenvolve uma série de iniciativas em prol da integração da saúde e educação dos estudantes quanto a uma melhor qualidade de vida. “Desenvolvemos várias atividades educativas, com palestras e avaliações odontológicas, testes de acuidade visual, atividades nutricionais e acompanhamentos de vacinas em 654 crianças e adolescentes. Após estes procedimentos, os alunos que apresentaram alguma alteração em seus exames, receberão acompanhamento médico”, destacou.

Satisfação

Quem frequenta o ESF São Pedro do Avaí reconhece o tratamento humanizado e atendimento favorável. Jair Gomes Dutra é um dos usuários que reconhece a qualidade do trabalho realizado pela equipe. “A avaliação sobre o trabalho realizado pela equipe é nota dez, me tratam com muito respeito e fazem de tudo para atender da melhor maneira possível”.

Lenice da Consolação é moradora do distrito e também faz uso dos atendimentos em saúde do ESF Vilanova. Segundo ela, “o atendimento e os procedimentos realizados são bons, o médico é muito atencioso e a dentista também. Trouxe a minha filha para consultar, porque ela estava tossindo e com febre e recebi toda a atenção devida”, disse.

Com Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *