Manhuaçu comemora 137 anos nesta quarta-feira. Feriado municipal

hervéA cidade de Manhuaçu se prepara para as comemorações dos 137 anos de emancipação-político administrativa, que acontecerá nesta quarta-feira, 05/11. A data, por ser tão singular para a cidade polo regional, terá muitas atrações musicais, além de homenagem que será prestada à Hervé Cordovil, famoso compositor, pianista e regente de diversas músicas inesquecíveis. Não funcionam o comércio, bancos e repartições públicas, pois é feriado municipal.

Hervé Cordovil nasceu em Viçosa e muito cedo se mudou para o Rio de Janeiro, onde começou a tocar na banda do Colégio Militar e a estudar. Formou-se em Direito e, ao mesmo tempo começou a chamar atenção como pianista e, rapidamente passou a ser um dos pianistas mais solicitados da cidade, ao lado de músicos como Carolina Cardoso de Menezes, Custódio de Mesquita e Romualdo Peixoto “o Nonô”.

Dentre as inúmeras canções como “Biquíni de Bolinha Amarelinha”, “Me leva”, “Sabiá lá na Gaiola” e “Cabeça Inchada” a música “Pé de Manacá” é a de maior destaque para a cidade, já que homenageia a cidade de Manhuaçu. A obra foi feita em parceria com sua prima Marisa Pinto Coelho e foi gravada por Isaura Garcia, se tornando sucesso internacional.

Para celebrar os 137 anos de emancipação de Manhuaçu e o centenário de Hervé Cordovil, o município prestará homenagem especial ao compositor. Para isso foi convidado o grupo Flor de Manacá, de Viçosa, para cantar as músicas compostas pelo homenageado, que morou em Manhuaçu desde os 2 anos.

A secretária de Cultura, Mariza Helena explica que, a escolha do nome de Hervé Cordovil para ser homenageado se deu devida a sua dedicação à música e a cultura. “Além de ser aniversário de Manhuaçu, o dia 5 de Novembro também será o dia da Cultura. O grupo Flor de Manacá vai se apresentar às 20h. Antes, haverá apresentação de uma banda musical de Manhuaçu e, o lançamento da Feira Cultural que acontecerá mensalmente, no centro da cidade.

Com a Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *