5 de novembro: Prefeitura lança projeto Manhuaçu Digital. Internet gratuita em vários pontos da cidade

digitalA Prefeitura de Manhuaçu lança nesta quarta-feira, 05/11, mais um projeto que vai beneficiar a população da cidade. Trata-se do projeto “Manhuaçu Digital”, que levará internet gratuita para 19 pontos da cidade e distritos, o que beneficiará, consequentemente, quem estiver em um destes locais. O município passa a ser um dos poucos com este serviço, que vai abranger gratuitamente milhares de cidadãos. Além disso, é um projeto realizado pela primeira vez na cidade.

O prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, afirma que o lançamento do projeto “Manhuaçu Digital” é a realização de um sonho. “Desde quando ainda éramos candidato, tínhamos o desejo de trazer à população esta conectividade que a internet proporciona. Tínhamos uma preocupação com todos os munícipes, e em especial a àqueles que moram na zona rural. Com certeza, esta é a maior pavimentação de estradas que podemos fazer, a pavimentação da estrada digital, da comunicação. É através delas que podemos nos conectar com pessoas que estão longe, fazermos pesquisas e negócios. Enfim, este será um presente que o manhuaçuense irá receber do Governo Municipal neste dia tão especial que se aproxima”, comemorou Nailton.

O chefe do Poder Executivo agradeceu a toda equipe que trabalhou incansavelmente para tornar este sonho uma realidade para o município e para as pessoas. Nailton espera que crianças, jovens, adultos e idosos, de todas as classes sociais possam usufruir deste avanço.

E quem já está aproveitando a rede de internet gratuita é o jovem vendedor Luigi. Ele conversou com a equipe de Comunição da Prefeitura de Manhuaçu e afirmou que o lançamento do projeto é uma ótima oportunidade para a população poder ter acesso à internet. “Muitas pessoas não possuem um roteador em casa. Agora, a Prefeitura está proporcionando isso para todos. Podemos sentar na praça Cordovil Pinto Coelho, ter acesso às nossas redes sociais enquanto estamos tranquilos, comendo alguma coisa, sossegado. As escolas, principalmente da zona rural, ganham muito com isso também, pois os alunos poderão fazer pesquisas, o que melhora no próprio aprendizado”, disse.

Manhuaçu Digital

O secretário de Planejamento, Luiz Carlos Rhodes de Souza, explica que o objetivo do projeto é melhorar a internet dos setores da Prefeitura. Antigamente, cada um dos 51 pontos de internet do Poder Público municipal tinha uma empresa responsável diferente. Isso dificultava, inclusive o acesso á informação e a manutenção dos equipamentos para uma melhor prestação do serviço.

Por isso, desde o processo licitatório, feito com toda lisura possível, a Prefeitura de Manhuaçu cobrou que as empresas apresentassem propostas satisfatórias ao município, Após o certame, uma instituição especializada de Ipatinga venceu o processo e passou a trabalhar em toda infraestrutura necessária. Para atender a toda demanda do Poder Executivo, a empresa investiu em 16 quilômetros de fibra ótica na sede e em oito distritos, que também contam com internet gratuita em praças com wi-fi.

“Com isso, temos o intuito de atender a todas as secretarias municipais e departamentos da Prefeitura com internet de qualidade. Além disso, tivemos a instalação de 19 praças digitais com ponto de internet gratuita, inclusive nos distritos. Esses benefícios não só somente para os funcionários públicos, mas também para o cidadão. Queremos que este também usufrua de uma internet de qualidade e gratuita”, explicou Rhodes.

Com estes investimentos, a Prefeitura de Manhuaçu demonstra interesse pela era digital, uma vez que, atualmente, faz parte da vida cotidiana das pessoas. Ao mesmo tempo em que foi resolvido problema antigo com o fornecimento de internet, sem o qual todo o serviço público fica engessado, o Poder Executivo beneficia também o cidadão que quer continuar antenado nas redes sociais e demais serviços disponíveis pela internet.

“E os benefícios não param por ai. Além de levarmos internet de forma gratuita para tantas pessoas e melhorar este serviço para o servidor público, a Prefeitura de Manhuaçu vai gastar aproximadamente R$ 10 mil por mês, bem menos do que os R$ 17 mil mensais que eram gastos e com menos retorno em serviço e, principalmente, à população em geral. Ou seja, antes gastava-se muito para poucos benefícios. Agora vamos gastar menos e resolver vários problemas”, felicitou o secretário de Planejamento.

Com a Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – www.manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *