Copa do Brasil: Cruzeiro vence o Santos e joga pelo empate

Com um gol de Willian, aos 13 min do primeiro tempo, o Cruzeiro venceu o Santos, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Mineirão, iniciando com vantagem o confronto válido pela semifinal da Copa do Brasil.

Foram dois tempos completamente diferentes. No primeiro, a equipe celeste foi bastante superior e desperdiçou chances de ampliar o marcador. Já na etapa final, o clube santista melhorou e poderia ter empatado. Por outro lado, o clube mineiro acabou tendo um gol mal anulado.

Com o triunfo, por vantagem mínima, o Cruzeiro jogará pelo empate na partida da volta ou mesmo derrota por um gol de diferença caso faça um gol (2 a 1, 3 a 2, etc), em 5 de novembro (quarta-feira), na Vila Belmiro.

O Santos precisa ganhar por dois ou mais gols de diferença para avançar à decisão. Se vencer por 1 a 0, levará a decisão para os pênaltis.

Por conseguir a vantagem nos minutos iniciais da primeira etapa, a torcida cruzeirense criou a expectativa de um trinfo com maior diferença de gols, o que daria tranquilidade extra ao time na partida decisiva. Não foi possível, já que o Santos, na etapa final, equilibrou as ações. O Cruzeiro ainda reclama de um gol, que considera mal anulado, marcado por Ricardo Goulart após rebote do goleiro Aranha em chute de Júlio Baptista. O árbitro marcou impedimento de Júlio Baptista, mas o cruzeirense estava em posição legal.

As fases do jogo: O primeiro tempo começou com domínio absoluto do Cruzeiro, que encurralou o Santos em seu campo defensivo. Mesmo com alguns erros de passe e a marcação forte do adversário sobre Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, a equipe celeste conseguia algumas jogadas em velocidade, que levavam perigo à defesa santista. Aos 13 min, Willian chutou duas vezes para superar Aranha e abrir o placar, aproveitando falha do zagueiro David Braz. O gol não mudou o panorama da partida, em que o Santos mal conseguia ultrapassar a linha divisória do meio de campo.

A equipe visitante não conseguia fazer a bola chegar aos seus três atacantes. Lucas Lima, principal articulador da equipe santista, não participava do jogo. Apesar de dominar a partida e ter intensa movimentação no ataque, o Cruzeiro criava chances, mas não viabilizava as finalizações. Por duas vezes, Willian ficou livre pela esquerda e cruzou a bola, que passou na área adversária, sem nenhum atleta cruzeirense para completar. A partir dos 30 min, o Santos conseguiu ‘entrar’ no jogo, conteve o ímpeto celeste e começou a rondar a área adversária, mas não levou perigo a Fábio, que não trabalhou nessa etapa.

Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo, que começou com o Santos ensaiando um posicionamento mais ofensivo, Mas, logo no primeiro contra-ataque, aos 7 min, o Cruzeiro colocou a bola nas redes de novo, mas a arbitragem anulou o lance. Júlio Baptista chutou Aranha defendeu parcialmente e Ricardo Goulart fez o gol invalidado. Pela repetição do lance, na televisão, a posição de Baptista era legal.

O Cruzeiro não conseguiu repetir na etapa final a boa atuação da fase anterior. Já o Santos esteve bem melhor, jogando em igualdades de condições e ameaçando o gol defendido por Fábio. Em um desses lances, aos 10 min, Robinho desperdiçou ótima oportunidade, após boa jogada de Lucas Lima com Rildo. Os dois treinadores modificaram suas equipes. Marcelo Oliveira tentou reassumir o controle do jogo e Enderson Moreira buscou deixar a equipe mais eficiente no momento de finalizar. Mas o jogo acabou mesmo com o triunfo celeste, por 1 a 0.

www.uol.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *