Vida e Saúde: Dispensar fio dental aumenta risco de inflamações na gengiva e cáries

fio_dental-2477414Para se conseguir a completa a higiene dos dentes é necessário o uso do fio dental, uma vez que a escova sozinha não consegue limpar os espaços que ficam entre os dentes. O fio dental serve para remover o biofilme (placa bacteriana) que fica aderido à superfície do dente, inclusive na área que fica a uns 2 ou 3 mm no sulco dentro da gengiva. Para quem tem dúvidas sobre como e quando o usar o fio dental, seguem algumas orientações:

Antes ou depois da escovação?

Para os matemáticos eu diria que a ordem dos fatores não altera o produto!

Para os esquecidos: é melhor passar primeiro!

Para os perfeccionistas: antes e depois!

O importante é usar o fio corretamente, não importa quando. Passar o fio dental não significa fazer apenas o movimento de cima pra baixo e de baixo pra cima. Isso é bom pra tirar aquele pedaço de alimento que ficou preso entre os dentes. Para limpar e remover o biofilme, o movimento é outro.

A imagem que melhor traduz esse movimento é a do “engraxate lustrando sapato”. Para isso segure o fio com os dedos indicadores e polegares, vá descendo lentamente até vencer o ponto de contato entre os dentes, depois envolva um dos dentes e faça movimentos como você estivesse “lustrando” o dente. Faça o mesmo com o dente do outro lado.

Quantas vezes usar?

O ideal é usar sempre que escovar os dentes – sem nunca se esquecer de passá-lo antes de dormir. Isso porque durante o sono a produção de saliva diminui e a sua proteção também, então o risco de cárie e gengivite é muito maior. Por isso, é à noite o momento mais importante para a escovação e o uso do fio dental. Quem usa aparelho ortodôntico ou prótese fixa tem que ter um cuidado a mais, porque é necessário usar um passa fio para ajudar.

Outro ponto importante: faça isso no banheiro, olhando os dentes no espelho! Será que dá para fazer a barba assistindo televisão? E passar rímel? Acho que não, certo? É a mesma coisa com o fio dental: como seria possível fazer isso em frente à TV? O resultado não deve ser muito bom? É preciso olhar a sequência de espaços entre os dentes e não se esquecer de nenhum.

O fio faz a gengiva sangrar?

Quando o biofilme não é removido pela escovação e pelo uso diário de fio dental, o acúmulo de bactérias e suas toxinas deixam a gengiva inflamada. Por isso ela sangra: por causa da inflamação e não por causa do fio! O sangramento é um sinal de que algo está causando a inflamação.

As causas de inflamação gengival são várias. Pode ser a presença do biofilme, pode ser tártaro, pode ser uma restauração fraturada ou com excesso de material, ou outro motivo que seu dentista precisa detectar.

A inflamação da gengiva ou, gengivite, se não for tratada pode evoluir para periodontite, que tem consequências graves para a saúde dos dentes e até para a saúde geral. Se o fio dental desfia ou corta, também é um alerta: pode ser uma cárie entre os dentes.

É importante dar atenção a todo sinal de alerta. O nosso corpo sempre “avisa” que algo não está bem e nós devemos fazer alguma coisa para resolver. Essa é uma boa hora de marcar uma consulta com o dentista!

www.minhavida.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *