Luisburgo: Patrimônio cultural é tema de pesquisa feita por estudantes

11 - LUISBURGOApós muitos estudos e pesquisas, dentro e fora das salas de aula, estudantes das Escola Municipal Manoel Francisco de Souza, localizada na cidade e Escola Municipal  Lucindo Antônio Faria Filho, no córrego  dos Cristino, realizaram feira cultural, com a exposição de sobre o patrimônio cultural e histórico de Luisburgo. Trata-se do Projeto Educar, que realizado pela Secretaria Municipal de Educação, tem a proposta de estimular a conservação do patrimônio cultural e histórico local junto às instituições de ensino. A iniciativa mobilizou e entusiasmou os educandos a conhecerem mais sobre o local onde vivem e suas origens.  O Projeto envolveu a participação dos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das referidas escolas com total acompanhamento da direção e das equipes pedagógicas.

Segundo a Secretária do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Luisburgo, Cristina Hubner, coube às duas instituições de ensino escolher dois patrimônios históricos para serem pesquisados pelos alunos. A escola Lucindo Antônio Faria Filho optou por dois casarões antigos existentes na própria comunidade dos Cristino e a escola Francisco de Souza definiu pelo antigo galpão de máquinas (casarão da cidade) e a imagem de São Luiz Gonzaga como objetos das pesquisas. “Com a orientação dos professores, os alunos conhecerem mais sobre o passado e suas origens, o que é muito importante”, pontuou Cristina. A presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, Gislaine Amorim, também prestigiou o evento.

A exposição dos trabalhos aconteceu no auditório da escola Manoel Francisco de Souza, durante todo o dia, recebendo inclusive estudantes de outras escolas. Na mostra, os alunos apresentaram desenhos e os mais variados objetos – em sua maioria peças antigas – recontando a história da comunidade.  O prefeito José Carlos Pereira e o vice Geraldo Rhodes visitaram a feira e parabenizaram aos estudantes pela dedicação e envolvimento com as atividades e aos profissionais da Educação pela consolidação deste importante projeto.

A Secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida Noronha, avaliou que a feira cultural foi muito bem sucedida, principalmente pelo resgate e valorização da memória local.

Assessoria de Comunicação de Luisburgo – Administração 2013/2016

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *