Vida e Saúde: Quando assistir televisão prejudica o desenvolvimento infantil

Um assunto muito discutido entre educadores do mundo todo sobre o desenvolvimento das crianças é a exposição delas à televisão e como isso pode ser prejudicial para o futuro. Com a evolução da tecnologia dos computadores e a integração dos pequenos a estes aparelhos criou-se também um novo mecanismo capaz de deixá-los inativos. Mas como saber quando essa exposição é negativa e como utilizar tanto a televisão como o computador como acessórios que contribuam para o futuro das crianças?

Os primeiros dois anos de vida são fundamentais para um bom desenvolvimento cerebral e nesse período é estritamente proibido qualquer tipo de exposição da criança à televisão e outros aparelhos eletrônicos. Durante esse período é muito importante que o bebê interaja com outras pessoas, mas principalmente com os pais para contribuir a um aprendizado adequado. Crianças com mais de dois anos deve assistir televisão não mais do que uma a duas horas por dia, levando em consideração programas adequados à idade do pequeno e que estimulem seu crescimento saudável.

Conforme o passar dos anos é normal que a exposição do jovem à televisão aumente, mas mesmo assim seu tempo deve ser controlado, da mesma forma que a programação assistida. Sempre deve-se levar em conta a idade, dando preferência a shows que contribuam para o aprendizado da escola como, por exemplo, sobre animais, o alfabeto e qualquer outro assunto que acrescente à vida da criança. Mesmo assim, sempre deve haver tempo para leitura, atividades físicas, brincar com amigos, fazer a lição de casa e passar tempo com a família.

Mesmo com os benefícios que a televisão pode trazer a exposição em excesso pode ser extremamente prejudicial, especialmente quando for maior que quatro horas diárias. Quando isso acontece, é grande a possibilidade de que esse tempo seja sequencial, antes ou após a escola, sendo um período muito grande para passar inerte à frente de um aparelho eletrônico. Se a alimentação acontece simultaneamente, e não é algo saudável, a consequência dessa combinação pode ser a obesidade infantil, condição médica gravíssima e cada vez mais comum em uma sociedade sem tempo em sua rotina e adepta de uma dieta com produtos industrializados.

Mesmo que alguns educadores radicais recomendem que a criança não assista televisão, com o controle de tempo e programação pode-se utilizar o aparelho eletrônico, da mesma forma que o computador, de forma benéfica para seu o desenvolvimento. A classificação indicativa de cada filme e programa ajudam a dar a noção do que a criança pode assistir ou não. Seja de forma educacional ou até mesmo como um entretenimento eventual, a televisão pode servir ainda para dar limites ao jovem, característica imprescindível para um adulto feliz, saudável e adequado às outras pessoas da sociedade, especialmente aquelas presente em sua vida.

www.dicasdesaude.com

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *