Saúde: Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. HCL promove palestras

hcl-doacao-orgaos hcl-doacao-orgaos-2No último dia 27/09, foi comemorado em todo país o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano, sendo mais de 90% pelo sistema público de saúde. Porém, apesar dos números positivos, a sensibilização das pessoas sobre a importância da doação ainda é fundamental. De cada oito potenciais doadores de órgãos, apenas um é notificado. Em Manhuaçu, o Hospital César Leite promoveu nesta semana palestras com objetivo de esclarecer dúvidas sobre o tema e ressaltar a importância de avisar a família o desejo de ser um doador.

As palestras foram ministradas pela coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Leiliane Soares, que ressaltou que pessoas de todas as idades podem ser consideradas potenciais doadoras, sendo que a sua condição médica no momento da morte determinará quais órgãos e tecidos poderão ser doados e o diagnóstico do óbito só é dado após a morte encefálica, que é a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro.

O diagnóstico de morte encefálica é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. Dois médicos diferentes examinam o paciente, sempre com comprovação de um exame complementar, que é interpretado por um terceiro médico e não exista qualquer dúvida quanto ao diagnóstico.

Doadores

Existem dois tipos de doadores, o doador vivo e o doador falecido, no primeiro caso qualquer pessoa saudável que concorde com a doação, desde que não prejudique sua própria saúde pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão. Pela Lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores, para quem não é parente só pode ser realizada a doação com autorização judicial.

Em relação ao doador falecido, são pacientes com morte encefálica, geralmente vítimas de dano cerebral irreversível, como traumatismo craniano ou acidente vascular cerebral (AVC), os órgãos e tecidos que podem ser obtidos do doador falecido são, coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córneas, vasos, pele, ossos, e tendões, portanto um único doador pode salvar inúmeras vidas.

Os órgãos serão doados para indivíduos que estejam na lista de espera, de acordo com a gravidade da doença, tempo de espera, tipo de sangue e outras informações médicas. Testes laboratoriais confirmam a compatibilidade entre doador e receptores.

Célio Reis, funcionário responsável pelo setor patrimonial do HCL recebeu transplante de córnea há três anos quando foi detectado um ceratocone avançado sem correção nem com lente nem com óculos, ele falou sobre como o transplante mudou sua vida.

“Quando diagnosticaram o ceratocone eu só tinha 20% da visão e não tinha possibilidade de correção a não ser com transplante, foi aí que entrei na fila de doadores, eu não esperei tanto tempo. Deus abençoou que foi um processo rápido e eu consegui uma córnea, foi tudo tranqüilo o transplante foi tranqüilo sem rejeição sem maiores problemas. Quando eu entrei na fila de espera para o  transplante eu fui com fé e sabia que não ia demorar porque Deus está no controle de todas as coisas e eu sabia que tudo ia dar certo e foi assim que aconteceu. Hoje eu sou extremamente grato por esse ato de bondade que pessoas que nunca me viram fizeram por mim. Eles mudaram a história da minha vida, pois se eu não conseguisse essa córnea ficaria cego. Mesmo após a morte o ser humano ainda é capaz de fazer algo um pelo outro, mesmo após a morte um doador de órgãos pode estar ajudando outra pessoa viver. Todos nós um dia vamos morrer e porque não fazer a diferença na vida de alguém. Hoje sou doador por saber da necessidade e minha família tem conhecimento disso, e eu oriento minha família e amigos , sejam doadores porque não sabemos quem está do outro lado, um dia poderá ser alguém da nossa família. Tem uma frase de Madre Teresa que diz, “ eu não tenho direito de sair de perto de uma pessoa sem deixar ele melhor e mais feliz”, foi isso que fizeram comigo, me deixaram melhor , mais feliz porque hoje eu tenho uma visão bem melhor do que eu tinha há três anos atrás.”

De acordo com ABTO, a situação de quem necessita de transplante de órgãos no Brasil ainda é muito delicada. Atualmente, cerca de 28 mil brasileiros aguardam na fila de espera em todo país. Infelizmente, de cada 10 pessoas abordadas, quatro se recusam a doar os órgãos de seus familiares.

A maior lista de espera é por um rim, cerca de 20 mil pessoas aguardam pela doação do órgão. Em segundo lugar, estão os que precisam de transplante de córnea, aproximadamente seis mil pacientes. Na terceira posição está o fígado, com 1.300 pessoas na lista de espera, e, por último, coração e pulmão, com 200 e 170 respectivamente.

Leiliane ressaltou que para ser um doador a pessoa não precisa deixar nenhum documento por escrito, basta conversar com a família sobre o desejo de ser doador, e que está conversa é fundamental, de acordo com a legislação dos transplantes no Brasil, a doação deverá ser consentida pelo familiar.

Assessoria de Imprensa do HCL – Carlos Henrique Cruz

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *