Copa do Brasil: Cruzeiro vence; Atlético é derrotado

Copa do Brasil

19:30

Cruzeiro 1 X 0 ABC

Com um time misto, escalado por Marcelo Oliveira para preservar sete titulares para o confronto com o Internacional, vice-líder do Brasileirão, no próximo sábado, o Cruzeiro sofreu para vencer o ABC, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Mineirão, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O time celeste precisou de três dos sete titulares poupados, que entraram no segundo tempo, para construir um difícil triunfo, que lhe permitirá jogar por um empate na partida de volta, no próximo dia 15, na Arena das Dunas, em Natal.

Embora respeitando o ABC, o Cruzeiro planejava encaminhar no Mineirão a sua classificação, conseguindo uma vitória, com uma vantagem que lhe desse tranquilidade para o segundo jogo, como aconteceu na fase anterior da competição, quando goleou o Santa Rita, por 5 a 0, no jogo de ida, também no Mineirão. Nesta quarta-feira, a história foi diferente e o magro triunfo saiu com gol do zagueiro Léo, de cabeça, aos 33 min da etapa final, após cobrança de escanteio.

Mesmo deixando escapar na reta final da partida, o empate que deixaria a situação mais aberta para o segundo jogo, pode-se considerar que o ABC conseguiu o objetivo traçado pelo seu técnico, Moacir Júnior, que até há pouco tempo comandava o América-MG. “O Cruzeiro vai jogar para definir a classificação hoje e nós vamos procurar criar o máximo possível de dificuldades para levar a decisão para Natal”, disse o treinador, antes de a bola rolar. No jogo, o time potiguar complicou mais do que o esperado para o Cruzeiro.

As fases do jogo: O primeiro tempo foi muito mais complicado para o Cruzeiro do que poderia imaginar o torcedor da equipe. O ABC marcou forte, como se espera de um time visitante no Mineirão, especialmente quando há uma diferença técnica tão grande como é o caso entre as duas equipes. O diferente no roteiro é que o time potiguar não apenas se defendeu. Atacou também e, em alguns momentos, expôs deficiências do sistema defensivo anfitrião. A fase inicial não teve muita emoção. O jogo foi fraco tecnicamente.

Sem sete titulares, poupados, o Cruzeiro não demonstrava a ofensividade que o colocou na liderança do Brasileiro, com seis pontos a mais para o vice Internacional. O ABC, por sua vez, também estava muito desfalcado, mas compensava com fidelidade tática. O goleiro Camilo fez só uma defesa difícil, aos 17 min, em chute de Egídio. Fábio não foi exigido, porque os visitantes finalizaram mal. Como a equipe celeste não furava a retranca adversária, restaram chutes de fora da área, mas sem pontaria. Os dois mais perigosos foram de Willian Farias e Marlone. Ao final do tempo sem gols, vaias celestes.

O Cruzeiro voltou para o segundo tempo com Mayke, um dos titulares poupados de início no lugar de Egídio, que sentiu problema físico. Ceará passou para a lateral esquerda e o jovem lateral direito tentou levar seu time mais à frente por aquele setor. O ABC retornou com a mesma formação. Depois de ensaiar vaias, ao final do primeiro tempo, a torcida cruzeirense cantou, gritou, procurando empurrar o time em campo, que continuava com dificuldades. Tanto que Marcelo Oliveira recorreu a outro titular: o meia-atacante Ricardo Goulart na vaga do volante Willian Farias para soltar sua equipe. Na base da pressão, Léo fez o gol celeste, aos 33 min.

Outros jogos

Botafogo 2 X 3 Santos

América de Natal 0 X 1 Flamengo

22:00

Corinthians 2 X 0 Atlético-MG

Foi um Corinthians mais ousado que o de costume, principalmente no primeiro tempo. Com Mano Menezes sob pressão, o time se lançou ao ataque e conquistou vitória de 2 a 0 contra o Atlético-MG, na noite de quarta-feira, no Itaquerão com gols de Paolo Guerrero e Luciano, em partida de ida do confronto válido pelas quartas de final da Copa do Brasil.

O resultado faz o Corinthians levar boa vantagem para o jogo decisivo dia 15 de outubro, no Mineirão. Para ficar com vaga à semifinal, o time de Mano pode até perder por um gol de diferença. Caso marque um gol, o Atlético precisará fazer quatro ou mais. O 2 a 0 para o Atlético-MG leva a decisão da vaga aos pênaltis.

Fases do jogo

Atacar. O Corinthians de Mano parecia obrigado a realizar o que os torcedores tanto pediam e partiu para cima do adversário. O grande problema foi a deficiente saída de bola que deixou o time desordenado nos minutos iniciais. Tanto que o Atlético-MG foi quem teve grande chance de gol aos 9 minutos em chute de Guilherme salvo por Gil em cima da linha.

A ansiedade corintiana foi nítida em chutes e lançamentos longos a todo momento. Só que a desordem ofensiva foi aos poucos sendo corrigida com o recuo de Elias e Renato Augusto sendo utilizado na mesma linha de Guerrero e Malcom.

Foi do trio a jogada de gol corintiano após arremesso de lateral de Renato Augusto e tabela com Malcom na linha de fundo. O meia cruzou a bola e Guerrero ganhou de Leonardo Silva para marcar de cabeça aos 24 minutos.

O Corinthians se empolgou com o gol marcado e teve boas chances com Guerrero e Malcom para ampliar o placar. O time atleticano pouco produziu no restante da etapa.

O segundo tempo foi a la Corinthians de Mano Menezes. O time recuou à espera de contra-ataques e pouco era assustado. Só que da metade para frente voltou a atacar. O Atlético-MG, com Dátolo, ainda chutou uma bola na trave aos 31 minutos, só que o prêmio corintiano pela ousadia foi o gol de Luciano aos 38 minutos após falha de Vitor.

Copa Sul-americana

19:30

Bahia 2 X 0 Universidad

22:00

Emelec 1 X 0 Goiás

Atlético Nacional 2  X 2 Vitória

Fonte: www.uol.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *