Manhuaçu: Tenente-coronel Sérvio assume comando do 11º Batalhão. Comandante natural da cidade

servio-novocomandanteposse-comandoposse-comando-2posse-comando-3O tenente-coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar assumiu o comando o 11º Batalhão da Polícia Militar, na sexta-feira, 26/09. O coronel Wanderson Santiago Barbosa foi homenageado ao deixar o cargo.

A cerimônia foi iniciada com a presença do Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Divino Brito, e do comandante da 12ª Região da Polícia Militar, coronel Jordão Bueno. Eles participaram ao lado do coronel  Santiago do descerramento de sua fotografia na galeria de ex-comandantes.

O presidente da Câmara de Manhuaçu, Maurício Júnior, entregou homenagem do Poder Legislativo. O prefeito Nailton Heringer, o representante do Rotary Clube Francisco Everardo, o Instituto Caminhar e o Centro Educacional Caminhando com o Saber também destacaram o agradecimento ao ex-comandante e entregaram placas de reconhecimento.

Em seguida houve a inauguração do Memorial do 11º BPM. O espaço conta a história de 51 anos da unidade e reúne fotografias e documentos desde a fundação do batalhão.

O Coronel Wanderson Santiago Barbosa recebeu ainda uma Menção Elogiosa do Comando Geral da PMMG.

O ex-comandante dirigiu o 11º BPM entre fevereiro de 2013 e setembro de 2014. Nesse período, foi o idealizador das atividades dos 50 anos do batalhão, promoveu reuniões com apresentação de resultados e metas nas 24 cidades de sua responsabilidade; implantou o programa Guardiões de Defesa Social (GDS); atuou na ampliação dos convênios de Manhuaçu e Manhumirim com a PMMG e construiu o estande de tiro do 11º BPM, além de viabilizar parcerias com municípios que garantiram melhorias nas sedes de frações, no canil e na sede 273ª Companhia Tático Móvel, bem como a aquisição de quatro motos e seis viaturas.

Em seu discurso, em tom de despedida e avaliação, o coronel Santiago lembrou sua trajetória de 30 anos na Polícia Militar. Agradeceu os familiares, citou o incentivo e apoio dos coronéis Ubiraci Ribeiro e Geraldo Henrique em seu trabalho no 11º BPM e destacou a alegria e referência de pessoa e profissional que o coronel Brito (chefe do Estado Maior da PM) foi para sua trajetória.

Novo comandante

A posse do novo comandante tenente-coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar foi marcada por emoção. Ao lado da esposa Adriana, dos filhos e familiares, o oficial recebeu o comando do batalhão que faz parte de sua história de vida.

Natural de Manhuaçu, Sérvio é filho do sargento Cornélio Martins Salazar que atuou durante 30 anos no batalhão. Em seu discurso, o novo comandante lembrou que o 11º era a extensão de sua casa: “Passei grande parte de minha infância e juventude na cidade de Manhuaçu e, como filho de militar, sempre frequentei as dependências deste batalhão. Aqui era meu principal referencial de lazer. Quantas vezes, da quadra ou do alambrado da piscina, pude observar o pátio principal, onde ocorriam as aulas dos recrutas. Lembro-me do então 3º sargento Gualberto, hoje Major da reserva, que se impunha pela sua postura e seriedade diante dos futuros profissionais de segurança pública. Recordo-me também do cirurgião dentista capitão Jairo auxiliado pelo cabo Emerson, quando aqui buscávamos atendimento à saúde. Fui aluno do Colégio Tiradentes, de onde sai aos 17 anos para ingressar no curso de oficiais da PMMG”, destacou.

A emoção tomou conta de todos em outro momento especial da noite. O irmão do comandante, Cornélio Júnior, também lembrou a história da família e do orgulho que o pai deles sentiria ao ver o filho no comando do 11º BPM.

O tenente-coronel Sérvio tem sua carreira militar construída no batalhão de Manhuaçu. Em 1994, começou como aspirante e exerceu diversas funções até o ano de 2009 quando foi transferido para a sede da 12ª Região da Polícia Militar, em Ipatinga. Em 2010, foi comandante da 178ª Companhia Especial de Coronel Fabriciano. De 2011 a 2013, voltou a Manhuaçu e foi subcomandante do 11º BPM. Em Janeiro deste ano, assumiu o comando da recém criada Companhia de Missões Especiais, em Ipatinga.

Fonte: Polícia Militar – Portal Caparaó – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *