Manhuaçu: Semana do Trânsito mobiliza alunos de 8 a 10 anos nas escolas

Começou na ultima quinta-feira, 18/09, e segue até dia 25 de setembro a programação da Semana Nacional do Trânsito. O tema deste ano é “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre” e tem como objetivo conscientizar os motoristas a proteger e respeitar os pedestres.

Em Manhuaçu, a Polícia Militar em parceria com o COMSEP e entidades de classe, através do Grupamento de Trânsito Urbano,  estará realizando diversas atividades, como palestras nas escolas, blitizes educativas, planfletagem e abordagens a pedestres e motoristas, com o intuíto de orientar e passar dicas de segurança de trânsito.

De acordo com o Sgto. Macmiller, comandante do Grupamento de Trânsito na cidade, “a campanha quer reforçar a necessidade do respeito à faixa, os perigos do uso do celular e do fone de ouvido, o cuidado com o idoso que precisa de mais tempo para atravessar a rua e também reforçar que pedestres precisam redobrar a atenção em locais com pouca visibilidade”, completa.

Ainda segundo o militar, o foco da campanha nas escolas este ano, estará voltado para crianças de 8 a 10 anos, “Estamos focados em trabalhar com crianças nesta faixa de idade, pois elas além de absorverem as informações com mais facilidade, elas ainda são multiplicadoras de ideias e ao mesmo fiscais dos adultos, elas quando na presença de um adulto e este comente uma infração, as crianças são as primeiras a chamarem a atenção” finaliza Macmiller.

O trânsito no Brasil

Segundo dados da seguradora Líder-DPVAT, o pedestre é o segundo tipo de vítima que mais motivou indenizações por morte, invalidez ou reembolso com despesas médicas, de janeiro a julho deste ano. Todos os dias são cerca de 370 pedestres envolvidos em acidentes de trânsito no Brasil.

Para além dos perigos com o pedestre, o trânsito brasileiro chama a atenção da OMS (Organização Mundial da Saúde) como problema de saúde pública, pelo grande número de acidentes. Estudos apontam que 1,4 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito, no mundo. O Brasil está em quarto lugar no ranking, com 40 mil mortes a cada ano.

A maioria das vítimas são jovens de 20 a 29 anos, eles representam 25% dos acidentes fatais. Fatores como álcool e uso de celular ao dirigir estão entre os mais recorrentes.Ainda segundo a OMS, quase 80% das unidades de emergência do Brasil são ocupadas por vítimas de acidentes de trânsito.

Com informações da PM e Jailton Pereira – contato@manhuacunews.com.br

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *