Luisburgo: município realiza mobilização de combate ao fumo

LuisbSaude3Poliesp (1)(1)LuisbSaude4(1)Passeata e palestras marcaram de forma especial a mobilização realizada em Luisburgo, no dia nacional de combate ao tabagismo. As atividades realizadas pela Administração Municipal, por meio das Secretarias de Saúde, Ação Social e de Educação, juntamente com o Conselho Tutelar e Escola Estadual Joaquim Knupp, mobilizaram alunos e famílias para a conscientização sobre os riscos e males causados pelo tabagismo.

As ações foram abrangentes. Tanto nas escolas quanto nas secretarias municipais, foram realizadas palestras sobre a qualidade de vida sem o cigarro e a sua fumaça nociva à saúde. Em cada ambiente visitado, foram colocados adesivos alusivos à campanha.

Outro ponto forte desta mobilização foi a passeata dos alunos percorrendo as principais ruas da cidade, levando consigo faixas com dizeres de conscientização sobre os perigos proporcionados pelo tabaco, tanto para o fumante quanto para quem está ao seu lado.

No ginásio poliesportivo, alunos, pais, equipe pedagógica, diretores e autoridades se concentraram, para um momento especial de palestras, evidenciando os benefícios da vida sem o vício, inclusive para a saúde dos dentes. Entre os presentes, o prefeito José Carlos Pereira e esposa Isabel; vice-prefeito Geraldo Rhodes; secretário municipal de Saúde, Sebastião Braga de Souza; secretária municipal de Ação Social, Josélia Aparecida Vieira; vice-diretora da Escola Estadual Joaquim Knupp, Eliane Pereira de Abreu; presidente do Conselho Tutelar, Vanessa Aparecida Gomes Reis; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Silvana Damasceno Gomes Labanca, além dos organizadores desta mobilização: fisioterapeuta Douglas Albergaria e da farmacêutica, Tamires Moreira.

O dia nacional de combate ao fumo é comemorado no dia 29 de agosto (Lei Federal nº. 7.488/1986). De acordo com estudo do Inca (Instituto Nacional do Câncer) e do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, sete brasileiros morrem diariamente por causa de doenças ocasionadas pela exposição à fumaça do cigarro. As mulheres são as mais atingidas, 60% delas morrem em decorrência do tabagismo, uma vez que sofrem mais para largar o cigarro, elas apresentam o dobro de ansiedade e depressão comparadas aos homens.

Os dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) são muito piores. Estima-se que 5,4 milhões de pessoas morrem a cada ano, e, até 2030, o tabaco será responsável pela morte de oito milhões de pessoas.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Administração 2013/2016 – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *