Manhuaçu: HCL presta contas ao Conselho de Saúde

Na reunião do dia 13/08, o Conselho de Saúde recebeu a visita do provedor do Hospital César Leite (HCL), Sebastião Onofre de Carvalho, que ao lado do diretor de Assistência, Chardson Roberto de Paixão, explicaram como se dá o funcionamento administrativo do HCL.

Carvalho destacou ainda as metas que devem ser alcançadas pelo HCL como UTI Neonatal (em construção), Hemodiálise, nova UTI adulto, Oncologia e principalmente o credenciamento do hospital como unidade de alta complexidade, uma vez que a unidade já desempenha procedimentos deste gênero de atendimento, mas com dificuldades de receber os recursos devidos por falta do credenciamento.

Outro tema abordado pelo provedor do HCL foram os altos gastos da unidade para atender com qualidade pacientes de Manhuaçu e da região. Em 2013 foram prestados 13 mil atendimentos, sendo que cerca de 8 mil são de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A maioria dos atendimentos (57,2%) é de atendimento a pacientes de cidades da região, confirmando a vocação regional do HCL, desde sua implantação, assegurou o provedor, Sebastião Onofre de Carvalho.  “Precisamos de mais recursos, pois atualmente temos um déficit de cerca de 800 mil reais a cada mês com todas as despesas do HCL”, disse o provedor.

Mortalidade infantil

O enfermeiro da Secretaria de Saúde, Bruno Brito de Marques, apresentou aos conselheiros como acontece o funcionamento do Comitê de Mortalidade Materna, Fetal e Infantil  de Manhuaçu. Marques detalhou a sequência dos procedimentos para determinar, por meio de investigação, o que leva fetos, crianças, grávidas e puérperas a morrerem. Conforme o enfermeiro, o objetivo da apresentação ao Conselho é conseguir o apoio para apresentar e cobrar da Secretaria e demais interessados, soluções para reduzir o número de mortes.

Comissão de contratualização

A conselheira Deise Sampaio será a representante do CMS na comissão de contratualização do Hospital César Leite. A comissão é composta de mais 3 conselheiros de outros órgãos que avaliam a cada 4 meses os contratos de serviços prestados ao SUS pelo HCL.

Novos veículos

A Secretaria de Saúde informou aos conselheiros a aquisição de 4 veículos novos com recursos de emenda parlamentar de 200 mil reais. Foram investidos cerca de 115 mil reais.  O restante em conta para aquisição de móveis e equipamentos para unidades de saúde.

Conselheiro pede saída de médico

Por conta de insatisfação com o médico que atende o distrito de São Pedro do Avaí, o conselheiro Jadir pediu a demissão do mesmo. Para o conselheiro, tecnicamente não tem como desconsiderar os serviços do profissional, mas as reclamações dão conta de atendimento, em vários casos, é prestado com falta de educação e sem respeito à pessoa humana. A Secretaria de Saúde disse que vai avaliar a situação, tendo em vista que já existem reclamações parecidas de outras unidades por onde o profissional atuou.

Discussão em público

O conselheiro Evaristo Souza Gomes, da Matinha, pediu providências à Secretaria de Saúde com relação a um desentendimento público entre duas funcionárias do laboratório. Por conta de senhas de atendimentos houve discussão desmedida na frente de usuários. A Secretaria disse que vai verificar o caso e tomar as medidas cabíveis.

O mesmo conselheiro apresentou reclamação de um usuário do SUS que foi duas vezes a cidade de Muriaé para realizar procedimentos médicos e não conseguiu, por conta de erros nos exames retirados na unidade de saúde. Também foi reclamado sobre o transporte de um paciente em veículo comum com uma condução inadequada por parte do motorista, ao invés do uso de uma ambulância. A Secretaria informou que a solicitação de ambulância parte do hospital onde o paciente está. Quanto à conduta do motorista, será averiguado após a apresentação do nome do profissional.

Na unidade de Vilanova reclamação dá conta que está faltando bloco de receituário para atendimento à população.

O conselheiro Vergílio fez a entrega do relatório 02/2014, que avaliou e emitiu parecer sobre o relatório quadrimestral deste ano, demonstrando a análise assistencial apresentada ao conselho. A avaliação da parte orçamentária do relatório que não foi apresentada acontecerá na próxima reunião dos conselheiros que tiveram acesso às informações pela Câmara, mediante solicitação de cópias pelo Conselho.

Dom Corrêa

Moradores do Distrito pleiteiam a inserção de equipe de saúde bucal do SUS, na unidade de saúde local. Porém, foi esclarecido que o CMS aprovou a implantação de duas equipes (Ponte da Aldeia e Vilanova) que ainda não estão funcionando. O envio do consultório odontológico para Dom Corrêa, sem a autorização do Conselho, foi uma decisão impensada do coordenador do setor de odontologia, pois todo serviço novo a ser prestado pelo SUS deve ter autorização do Conselho, sendo um dos documentos necessários para início das atividades.

Luiz Nascimento 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *