Vida e Saúde: segunda dose da vacina contra HPV está sendo aplicada

Estão sendo vacinadas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), todas as meninas entre 11 e 13 anos que já tomaram a primeira dose oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), há seis meses.

A vacinação está sendo realizada pelo Ministério da Saúde em todas as unidades de saúde, escolas públicas e particulares. A segunda dose, aplicada seis meses depois da primeira, é essencial para garantir a proteção contra o HPV, vírus que está associado com o aparecimento do câncer de colo do útero.

A meta é garantir uma cobertura de 80% entre a população-alvo. Na primeira etapa, 87,3% das meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas. A vacina faz parte do calendário vacinal. Meninas que completaram agora 11 anos podem ir ao posto tomar a primeira dose.

2015

A inclusão do imunizante no programa nacional ocorreu neste ano. Em 2015 a vacina passa a ser oferecida para adolescentes de 9 a 11 anos. Para população indígena, a faixa etária para vacinação é, desde já, entre 9 e 11 anos.

A vacina protege contra quatro tipos de vírus. Dois desses tipos (16 e 18) são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero.

Luiz Nascimento, com informações do Ministério da Saúde – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *