Ubaporanga: motociclista corta o pescoço com cerol em linha de pipa

jovem-pescoço-cerol local-acidente-2No domingo, 24/08, João Batista da Silva Malta, de 27 anos, morador de Ubaporanga, foi surpreendido por uma linha de pipa com cerol, quando trafegava pela BR 116, no perímetro urbano daquela cidade. Ele sofreu um corte profundo no pescoço e encaminhado para o hospital de Inhapim.

Após ter contido o sangramento intenso provocado pelo corte, João Batista foi transferido para o hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. Segundo familiares, a equipe clínica confirmou que oito veias foram atingidas. João passou por um procedimento cirúrgico, precisou ficar algumas horas na UTI e foi transferido para um apartamento. O seu estado de saúde é estável.

Não há informações sobre quem seria o dono ou estaria soltando a pipa cuja a linha continha cerol. É importante ressaltar que o cerol ou cortante é o nome dado para uma mistura perigosa de cola, geralmente de madeira, com vidro moído ou limalha de ferro, pó de ferro.

De acordo com a associação brasileira de motociclistas (Abram), não existe uma estatística precisa, mas segundo levantamento, acontecem cerca de 100 casos por ano no Brasil, de acidentes envolvendo linhas com cerol, sendo que 50% dos casos são graves e 25% são fatais.

Há 11 anos, Minas Gerais proíbe, através de lei, o uso do “cerol” nas linhas de pipas e prevê aplicação de multas aos infratores ou responsáveis. Quem, mesmo que involuntariamente, machuca alguém com linha coberta com cerol é enquadrado no artigo 129 e pode sofrer pena de três meses a um ano de prisão. Em caso de menor de idade, os pais ou responsáveis poderão ser responsabilizados.

No País, já se discute uma penalidade mais rigorosa e alterações no Código Penal Brasileiro.

Luiz Nascimento, com informações do site www.portal.tvsupercanal.com.br – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *