Manhumirim: exames de mamografia são feitos em caminhão da saúde

mamografia-1 mamografia-2A Prefeitura de Manhumirim, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama, trouxe ao município mais um grande benefício. Até o final do mês, o Caminhão da Mamografia está realizando exames em frente a sede da Policlínica Municipal. O objetivo é prevenir esse tipo de câncer, que ainda atinge um grande número de mulheres.

Desde terça-feira, estão sendo realizadas mamografias para as mulheres com idade de 45 a 69 anos. É nessa faixa etária que os casos de câncer são mais comuns. O agendamento do exame é feito nos Postos de Saúde da Família, os PSF, e as mulheres encaminhadas para o atendimento no caminhão da mamografia.

O câncer está entre as principais causas de morte na população feminina e a mudança de hábitos, aliada ao estresse gerado pelo estilo de vida do mundo moderno, contribuem diretamente na incidência dessa doença. Alguns fatores como a alimentação, o sedentarismo, o tabagismo, a sobrecarga de responsabilidades e o aumento considerável do número de mulheres chefes de família, são fatores de grande relevância.

“Eu fiquei satisfeita com a possibilidade de fazer a mamografia aqui mesmo. Fiz o agendamento e hoje estou aqui para prevenir contra o câncer. Gostei mesmo do atendimento”, afirmou Geralda Maria, uma das moradoras atendidas nesta semana.

Já Flávia Soares afirmou que viu quando o caminhão chegou ao município e logo correu para saber informações. “Tive uma prima que também contraiu a doença e é um sofrimento muito grande. É preciso cuidar da saúde, porque doença não escolhe as pessoas. A gente fica mais aliviada quando vem fazer o exame e vê que tudo está certo”, aponta.

A prefeita Darci Braga também esteve visitando o caminhão da mamografia, conversou com as mulheres que estavam na espera para fazer o exame e conheceu a equipe do programa.

A Secretária de Saúde de Manhumirim Fernanda Fazolo destacou a importância desse serviço de prevenção. “Foi importante conseguirmos trazer o caminhão para os atendimentos em Manhumirim. Temos a certeza de que essa iniciativa contribui para melhorar a saúde e promover o bem estar nas mulheres do nosso município”, ressalta a secretária.

Para agendar o atendimento, as mulheres devem apresentar os documentos pessoais e o cartão SUS. Todos os exames são avaliados por mastologistas e os considerados como diagnóstico suspeitoserão encaminhadas para acompanhamento e novas avaliações.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Manhumirim – contato@manhuacunews.com.br

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *